Publicidade

Estado de Minas

Enem 2018: estudante mineira conquista nota máxima na redação

Jovem estudante do Colégio Batista Mineiro em Betim garantiu os mil pontos e aguarda resultado do vestibular feito para Medicina


postado em 18/01/2019 12:41 / atualizado em 18/01/2019 12:55

Estudante Bárbara Silva Vicentini conquistou nota máxima no Enem(foto: Colégio Batista/Divulgação)
Estudante Bárbara Silva Vicentini conquistou nota máxima no Enem (foto: Colégio Batista/Divulgação)

A espera pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, acabou. Nesta sexta-feira, as notas foram divulgadas. Das 4.122.423 redações corrigidas pelo Enem 2018, apenas 55 registraram nota 1000. A aluna do Colégio Batista Mineiro Bárbara Silva Vicentini foi uma delas. 

A estudante da unidade Betim conta que até pouco tempo, não tinha tanta habilidade em fazer redação. “No começo de 2018, disse para mim mesma que tinha que me esforçar para tirar uma nota ótima na redação. Por isso, passei o último ano fazendo redações semanalmente”, disse Bárbara.

Neste ano, o tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Para Bárbara, foi um desafio escrever sobre o assunto, mas, além de muito estudo, ela precisou se acalmar. “Na hora, me lembrei de tudo que já tinha visto sobre o assunto e mantive a calma. O desespero atrapalha muito”, diz.

Com o sonho de cursar Medicina, Bárbara aguarda agora o resultado de dois vestibulares de universidades federais. Ela conta que já começou a pensar na área de atuação. “Penso em neurologia, porque acho essa uma área muito interessante, mas ainda não tenho certeza”.

Método de avaliação

Para tirar a nota máxima na redação do Enem, foram avaliados os seguintes critérios:
  • domínio da forma padrão da língua nativa;
  • compreensão da proposta do tema;
  • seleção e organização das ideias;
  • demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação;
  • elaboração de propostas de solução para os problemas propostos.

Dois corretores são responsáveis pela análise da redação e dão uma nota entre 0 e 200 para cada categoria. O resultado final é dado pela média de cada uma das pontuações. Caso haja uma discordância entre as análises feitas pelos dois avaliadores, um terceiro corretor é acionado.

(*Estagiária sob supervisão do subeditor Fred Bottrel)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade