(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Seu sonho é fazer faculdade de Engenharia Civil? Veja os melhores cursos do país

As dez primeiras universidades do ranking são públicas e o ingressos nessas instituições acontecem através do vestibular tradicional, com a nota do Enem ou através dos programas de Governo como o Sisu


postado em 10/12/2018 19:02 / atualizado em 11/12/2018 08:48

 De acordo com o último Censo de Educação Superior, o número de ingressos em Engenharia Civil foi de 95.678 (foto: Educa Mais Brasil)
De acordo com o último Censo de Educação Superior, o número de ingressos em Engenharia Civil foi de 95.678 (foto: Educa Mais Brasil)

O cenário para o futuro da engenharia civil no Brasil ainda é desafiador. Entretanto, essa ainda é uma das áreas preferida dos brasileiros. De acordo com o último Censo de Educação Superior, o número de ingressos no curso foi de 95.678 - entre faculdades públicas e privadas. Mas nem tudo é incerteza no universo dos futuros engenheiros. Uma prova disso, é o ranking com as melhores universidades do Brasil que oferecem o curso. 


O ranking é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na última edição, divulgada este ano, há dois produtos: o ranking de universidades e os rankings de cursos. Neste último, é possível encontrar uma avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no país, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. 


Uma curiosidade é que as 10 primeiras faculdades do ranking são públicas e o ingressos nessas instituições acontecem através do vestibular tradicional, com a nota do Enem ou através dos programas de Governo como o Sisu. Mas também existem alternativas para quem não consegue entrar no curso dos sonhos por esses caminhos, que são os programas com o Fies ou bolsas de estudo oferecidas pela iniciativa privada. 


O estudante Vitor Arruda, de 18 anos, tem uma rotina corrida e precisa conciliar trabalho com os estudos. Por esse motivo, optou pela faculdade particular e não se arrepende da escolha. "Para mim, essa foi a melhor opção. Eu consigo ter um tempo livre, mas também bastante contato com os meus professores e colegas de turma", assegurou o estudante de Engenharia Mecânica. 


Vitor conta com a ajuda de uma bolsa de estudo ofertada pelo Educa Mais Brasil. Através do programa é possível conquistar descontos de até 70% na mensalidade para iniciar uma graduação. Basta acessar o site do Educa Mais Brasil e conferir todas as oportunidades disponíveis na sua região. A inscrição é gratuita.


Caso o seu sonho continue sendo ingressar em uma universidade pública, confira agora o ranking de melhores universidades públicas de Engenharia Civil: 


1.    Universidade de São Paulo (USP)
2.    Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3.    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4.    Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
5.    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6.     Universidade Federal do Paraná (UFPR)
7.    Universidade de Brasília (UNB)
8.    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
9.    Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
10.    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)