Publicidade

Estado de Minas

Concurso: aplicativos de questões complementam estudos

Confira dicas de apps de questões, produtividade e plano de estudo


postado em 22/08/2018 17:57

Concurso: aplicativos de questões complementam estudos(foto: Educa Mais Brasil)
Concurso: aplicativos de questões complementam estudos (foto: Educa Mais Brasil)

Dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD Contínua), anunciados em 2018, apontam que 94,6% dos brasileiros usam o celular para acessar à internet. O equipamento assumiu a primeira posição como o dispositivo mais utilizado, desbancando microcomputadores (usados por 63%) e tablets (16%). Em 38% das casas, o celular era o único meio de navegação na internet e a banda larga móvel, dos tipos 3G ou 4G, estava presente em 77% das residências cerca de 6% a mais do que a banda larga fixa.


Com o crescimento do uso dos dispositivos portáteis, em especial o celular, e da navegação por banda larga móvel, é possível aproveitar o pouco tempo livre para acessar aplicativos para concurso e fortalecer o ciclo de estudos. "Acho que a maior vantagem está na praticidade. O celular está na palma da mão, basta acessar os aplicativos de estudo", pontua Adriana Alves Carvalho Braga, de 39 anos. 


Braga acompanha os editais desde o início de 2018, quando contratou um curso preparatório para concurso para complementar os estudos, mas destaca que a quantidade de atividades sob a sua responsabilidade durante a semana, às vezes, prejudica o seu rendimento. "Comecei a estudar em fevereiro desse ano. Trabalho e tenho filhos. Então, tenho uma rotina muito intensa mas procuro sempre resolver exercícios e assistir às videoaulas nos aplicativos", complementa. 


O app para concurso pode ser incorporado à metodologia de estudo tanto por quem deseja ser aprovado para cargos do ensino médio quanto para o ensino superior. Além da resolução de questões, as principais funcionalidades incluem acesso aos comentários de professores, filtros por regiões de interesse, notificações sobre o anúncio dos certames e fazer simulados com questões atualizadas. Existem ainda aplicativos com funções complementares que contribuem para a produtividade e permitem elaborar planos de estudos. Confira abaixo oito sugestões de aplicativos para concurso:


1.    Alerta Concurso


O Alerta Concurso é um aplicativo gratuito que envia notificações sobre concursos públicos abertos ao longo do ano com informações sobre prazo de inscrições, áreas e cargos, além de locais de interesse. De acordo com o desenvolvedor, o app permite buscar certames a partir de filtros diversos, baixar editais e visualizar informações mesmo sem conexão com a internet. 


Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

2.    Aprovados


O Aprovados permite gerenciar as horas de estudo, programar alarme para indicar a finalização das atividades, criar gráficos e relatórios para acompanhar a evolução do desempenho. Os recursos podem ser visualizados no celular, em tablets e computadores. É possível estudar sem acesso à internet e sincronizar os dados posteriormente, quando realizar a navegação online. O aplicativo pode ser utilizado tanto por concurseiros quanto por vestibulandos.


Sistemas Operacionais: Android e iOS 

3.    Concursos de Bolso


O Concurso de Bolso disponibiliza mini aulas, questões comentadas, resumos e simulados para a avaliação de desempenho. De acordo com o desenvolvedor, é possível consultar o Vade Mecum atualizado, ler notícias de concursos, resumos exclusivos e obter dicas diárias de estudo. O material pode ser acessado off-line. São disponibilizadas questões de Tribunais, de Carreiras Jurídicas e Legislativas e das áreas Fiscal, Bancária e Policial. Disponível nas versões gratuita e paga. 


Sistemas Operacionais: Android e iOS

4.    Easy Study


O Easy Study permite criar planos de estudos em três etapas. É preciso especificar as matérias, a quantidade de disciplinas que deseja estudar nos dias da semana e aprovar o plano de estudo. Após a aprovação, é gerado um ciclo de estudo que permite saber quais são as próximas disciplinas a serem estudadas e visualizar os conteúdos vistos anteriormente. O usuário também tem acesso a questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Sistemas Operacionais: Android e iOS

5.    Estratégia Concursos


O aplicativo Estratégia Concursos tem entre as principais funcionalidades a criação de simulados personalizados, acesso a relatórios de rendimento e resolução de questões diversas. Está disponível nas versões gratuitas e paga. É possível adquirir cupons de desconto no aplicativo que dão direito a trocas por materiais no site do desenvolvedor. 


Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

6.    Offtime


O Offtime não disponibiliza questões para resolução, mas contribui para o aumento da produtividade ao bloquear aplicativos que possam interferir na concentração do estudante, a exemplo do Whatsapp, Instagram, Facebook entre outros. O usuário pode criar perfis diferentes e, por tempo determinado, bloquear aplicativos, ligações, mensagens de texto e notificações. 


Sistemas Operacionais: Android

7.    Questões de Concurso


O aplicativo Questões de Concurso permite ter acesso às questões do site Qconcursos.com a partir de uma conta já existente ou mediante login com dados do Facebook ou do Gmail. É possível selecionar questões a partir de filtros diversos (bancas, disciplinas, assuntos, entre outros), ver as estatísticas de desempenho e ler comentários dos usuários feitos para as questões. Está disponível nas versões gratuitas e Premium esta última ainda permite assistir a videoaulas e visualizar as questões com comentários feitos por professores.


Sistemas Operacionais: Andoid e iOS

8.    Tá na Mão Concursos


O aplicativo Tá na Mão Concursos disponibiliza diversas questões para dispositivos como celulares e tablets. Os principais assuntos abordados são Conhecimentos Bancários, Matemática Financeira, Ética, Português, Informática Básica, Informática Computação (TI), Raciocínio Lógico, Estatística e Atualidades. Por conta disso, é um aplicativo indicado para candidatos aos concursos de bancos. 
Sistemas Operacionais: Android

-->




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade