(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Universitários que fumam maconha têm desempenho menor que os outros, diz pesquisa

Tese defendida por economista na UFMG relaciona uso da droga ao baixo desempenho acadêmico e revela que estudantes de alto poder aquisitivo têm 120% mais chances de consumir maconha


postado em 09/08/2018 10:11 / atualizado em 09/08/2018 10:27

O trabalho mostra que, entre os universitários brasileiros, a demanda é maior quanto mais alta é a renda(foto: Georgia Army National Guard photo by Maj. Will Cox/Released )
O trabalho mostra que, entre os universitários brasileiros, a demanda é maior quanto mais alta é a renda (foto: Georgia Army National Guard photo by Maj. Will Cox/Released )

Uma tese defendida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) relaciona o uso de maconha ao baixo desempenho de universitários. Os índices de aprovação em todas as disciplinas são maiores entre os não fumantes e, entre os usuários, diminuem à medida que aumenta a frequência do consumo. 

A tese Ensaios sobre as associações do consumo de “Cannabis com o índice CCEB, as preferências sobre a legalização e o desempenho universitário dos estudantes efetivamente matriculados” foi defendida pelo economista e professor Alvaro Alberto Ferreira Mendes Júnior no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Ele leciona na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Ele utilizou parâmetros do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB).

O pesquisador apoiou o nos levantamentos nacionais da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), do Ministério da Justiça, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados da tese vieram de entrevistas feitas em 2009 com 12.711 estudantes de 100 universidades públicas e privadas.

O trabalho mostra que, entre os universitários brasileiros, a demanda é maior quanto mais alta é a renda. Segundo a UFMG, Mendes Júnior salienta que a melhor estimativa indica, por exemplo, que os alunos que pertencem às classes A e B têm 120% mais chances de consumir a maconha quando comparados aos das classes C, D e E. No entanto, uma vez iniciado o consumo, muitos estudantes de menor poder aquisitivo progridem para o consumo de risco. Dez por cento dos usuários oriundos da classe C apresentam risco alto de dependência para a Cannabis. Entre os classificados na classe A, são apenas 3,1%

O pesquisador escolheu o público universitário por constituir o recorte que conta com a melhor base de dados disponível no Brasil. Os dados mais significativos mostram que apenas 50,7% dos estudantes que fumam maconha passaram direto em todas as disciplinas, enquanto entre os não usuários a proporção foi de 66,1%. E só 49,6% dos usuários com risco alto ou moderado de dependência tiveram esse desempenho. A proporção foi de 66,1% para aqueles com risco baixo ou nulo. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)