(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

100 dias para o Enem: ainda está em tempo de se organizar e aprender os conteúdos

Confira dicas para otimizar os estudos até a data da prova


postado em 27/07/2018 17:03

100 dias para o Enem: ainda está em tempo de se organizar e aprender os conteúdos(foto: Educa Mais Brasil)
100 dias para o Enem: ainda está em tempo de se organizar e aprender os conteúdos (foto: Educa Mais Brasil)

Se existe algo que está entre os principais desejos dos estudantes que finalizam o ensino médio e sonham em entrar na universidade, certamente ter bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio está entre eles. As provas do Enem 2018 acontecem nos dias 04 e 11 de novembro e o participante que é bom de matemática já fez as contas: faltam 100 dias para Enem. 


Mesmo com a proximidade das provas, não pode falta motivação para estudar. É importante saber que a nota do Enem é requisito para os principais processos seletivos para o ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para quem deseja estudar em instituições públicas de ensino do Brasil; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia cursos não gratuitos em instituições privadas; e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsa de estudo parciais e integrais para a graduação. 


Por isto, que tal acompanhar algumas dicas de planejamento para avançar nos estudos e ficar tranquilo nos dias de avaliação? Confira abaixo:


Crie um plano de estudo pessoal


Um bom plano de estudo é fundamental independente do tempo disponível para os estudos. Neste momento, é hora de responder as seguintes perguntas: quantas horas por dia você consegue estudar? Para aprender todo o conteúdo, quanto é preciso estudar por dia? Quais são as disciplinas que tem maior dificuldade? Quais são os assuntos mais cobrados de cada área? Respondidas essas questões, é hora de seguir a próxima dica.


Defina todas as atividades da semana


Definir antecipadamente todas as atividades da semana é importante para visualizar quanto tempo terá disponível ao longo dos dias. Tudo deve ser considerado: horário em que o participante estará na escola (ou no trabalho), momento de cada refeição e até mesmo o tempo de descanso. Feito isto, é hora de definir as horas de estudo necessárias para conhecer a fundo todo o conteúdo cobrado. Verifique as horas em que consegue absorver os assuntos com facilidades e defina as prioridades.


Defina prioridades e estude disciplinas que tem dificuldade


O participante deve saber que todas as disciplinas são importantes para alcançar um bom resultado Enem. Mas é inegável que a afinidade com determinadas matérias ajuda a descobrir também as fraquezas do estudante e, consequentemente, a saber quais conteúdos merecem mais atenção. Lembre-se deles na hora de definir prioridades


Dedique um pouco mais de tempo às disciplinas que tem mais dificuldade. Resolva mais questões, busque provas antigas e estude por materiais complementares. Também crie resumos sobre cada assunto, o que ajudará muito nos momentos de revisão. 


Cursinho Enem


Para absorver os conteúdos objetivamente, diversos estudantes buscam cursinho Enem. Apesar da proximidade com o exame, existem turmas intensivas iniciadas no segundo semestre. Programas educacionais chegam a ofertar bolsa de estudo de até 50%. São mais de 10 mil bolsas ofertadas com foco específico no exame e todas as oportunidades estão disponíveis no site do Educa Mais


Estudar conteúdos mais cobrados nas provas 


Conhecer os conteúdos mais cobrados em cada área também ajuda a montar o plano de estudo. Confira abaixo os conteúdos mais abordados em cada prova:


Conteúdos mais cobrados em Biologia no Enem
Conteúdos mais cobrados em Ciências Humanas no Enem
Conteúdos mais cobrados em Exatas no Enem
Conteúdos mais cobrados em Linguagens no Enem
Conteúdos mais cobrados em Matemática no Enem


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)