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Estado de Minas

Brasileiros dedicam oito horas por semana com atividades escolares dos filhos

Pais preocupados com desempenho das crianças ficam em dúvida se devem ajudar ou não com a lição de casa


postado em 11/07/2018 10:10 / atualizado em 11/07/2018 13:10

(foto: Educa Mais Brasil)
(foto: Educa Mais Brasil)

Depois de um dia cansativo, ao chegar em casa, o que a maioria dos alunos quer é um bom descanso. Na visão das crianças e adolescentes, as lições de casa sempre são um empecilho ao lazer. Que pai nunca testemunhou a batalha dos filhos na hora de fazer as tarefas escolares? De um lado, as crianças argumentam que exercício todos os dias não serve para nada. De outro, pais preocupados com desempenho de seus filhos cobram por disciplina e ficam com a dúvida, será que devo ajudar?


Uma pesquisa da Fundação Educacional Britânica Varkey concluiu que pais brasileiros dedicam, em média, oito horas por semana ajudando os filhos com as atividades escolares ? uma hora a mais do que a média global. Segundo a pesquisa, 46% dos pais brasileiros entrevistados consideram que não passam tempo suficiente auxiliando na educação dos filhos. ?Tenho uma rotina intensa de trabalho, chego em casa exausta, acompanho as atividades que ainda não foram feitas mas, ainda assim, me cobro achando que deveria fazer mais. A culpa é uma companheira constante dos pais?, avalia a empresária Fernanda Carvalho, mãe de dois filhos.


Os especialistas alertam que, mais importante que o tempo dedicado a este acompanhamento, é o modo como os pais participam da educação básica das crianças. A primeira recomendação é nunca ceder à tentação de resolver os problemas da tarefa para as crianças. Esse é um momento onde elas devem praticar autonomia. As atividades devem ser criativas, dinâmicas, interessantes e desafiadoras. Só assim farão sentido para o aluno e despertarão, por meio do estímulo, o gosto pelo estudo e pela reflexão. Nesse momento, é importante também investir em uma escola que se preocupe com isso. 


A lição de casa serve para indicar à escola o que os alunos aprenderam ou não. Mais um motivo para os pais serem cautelosos ao intervir. Ao mesmo tempo, as tarefas também podem ser um bom gancho para conversas entre pais e filhos ? seja sobre os temas das lições ou sobre o cotidiano das crianças na escola. A escola, por sua vez, tem um papel crucial nesse processo, que é garantir que a tarefa de casa reforce o conteúdo dado em sala de aula de modo estimulante e construtivo. Os exercícios não podem ser para castigar o aluno, mas sim para ajudar no desenvolvimento de competências.


É preciso estar sempre atenta ao processo de aprendizagem dos filhos. Lucimar Magalhães é pedagoga e mãe de duas meninas e disse que sempre auxiliou as filhas nas lições de casa. ?É necessário sempre questionar, essa é uma forma de fazer com que as crianças se desenvolvam ainda mais na hora dos estudos?, opina. Na opinião da mineira, as crianças não costumam gostar muito dessa cobrança com as lições. ?Mas é algo necessário?, defende. 


Lariane de Almeida é mãe de Fernanda, que está no Ensino Fundamental, e conta ter um ritual na hora dos estudos porque a filha perde a concentração com facilidade. ?Saio desligando tudo. Além disso, sempre começo pelas atividades que ela não gosta para evitar o cansaço e tento ensinar de maneira prática e lúdica para que ela aprenda com mais facilidade?, revela. A dona de casa também deixa que a filha faça as atividades sozinha para que a mesma tenha mais autonomia e responsabilidade. ?Tem atividade que ela já consegue fazer só. Depois, eu só corrijo. Nas semanas de prova, sempre auxilio com as revisões?, contou.

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