(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confira o que fazer para não se atrasar e nem errar no Enem

Checar horário de ônibus, portar o documento exigido e seguir normas são as regras básicas para os 72.302 inscritos que fazem hoje o teste em Minas


postado em 03/12/2016 06:00 / atualizado em 03/12/2016 09:14

A primeira fase do Enem aconteceu em novembro, mas milhares de alunos ficaram de fora por conta das ocupações das escolas(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A PRESS)
A primeira fase do Enem aconteceu em novembro, mas milhares de alunos ficaram de fora por conta das ocupações das escolas (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A PRESS)
O tão esperado fim de semana da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 chegou e os candidatos devem ficar atentos para não chegar atrasados ou ser desclassificados por alguma falha durante as provas. Os portões de acesso nos seis locais de testes em Belo Horizonte serão abertos às 12h e fechados às 13h, em ponto, tanto hoje como amanhã.

A BHTrans divulgou uma lista com informações das linhas de ônibus que passam pelas instituições de ensino na capital onde serão aplicadas as provas, e a recomendação é sair de casa bem mais cedo para não ficar do lado de fora. São mais de 30 linhas de ônibus disponíveis. “Uma boa alternativa para não perder o horário do ônibus nos dias do exame é consultar o aplicativo Siu Mobile (www.siumobile.com.br), que estima em quanto tempo o coletivo passará pelo ponto de ônibus mais próximo do usuário”, orienta a BHTrans.


Ao todo, são 277 mil candidatos fazendo o Enem em todo país, a maioria de Minas, 72.302 inscritos, que não conseguiram fazer as provas no mês passado devido à ocupação dos locais de teste por manifestantes contrários às propostas do governo federal para a reforma da educação.

Antes de sair de casa, o candidato deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Recomenda-se levá-lo para o local para verificação do endereço e da sua sala de provas. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma, além da redação. Neste sábado, as provas são de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo de prova é de 4h30min hoje. Amanhã, os testes são de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com tempo de prova de 5h30min.

Para fazer o exame, o candidato tem que apresentar um documento de identificação original com foto. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deverá apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

A caneta usada para fazer a prova deve ser esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Se o candidato usar caneta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode ser comprometida.

A lista com os motivos que podem eliminar o candidato é longa, como perturbar, de qualquer modo, a ordem do local de provas, falar com outro candidato durante o teste, além de portar qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.
Quem estiver com celular ou equipamento eletrônico, deverá guardá-los desligados em um porta-objetos a ser fornecido pelo aplicador. Usar boné, chapéu, viseira, gorro ou similares também é proibido, assim como portar armas de qualquer espécie, ainda que o candidato detenha autorização para o respectivo porte. Quem se recusar a ser submetido à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente também é desclassificado.

A redação será no segundo dia de prova. Ela deverá ser dissertativa-argumentativa com, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. Entregar a folha de redação em branco, escrever impropérios, desenhos ou algo que desrespeite os direitos humanos são alguns dos motivos para levar nota zero.

Também no segundo dia haverá prova de língua estrangeira. O participante deverá responder as cinco questões conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Não é permitido trocar de opção na hora do teste.
Terminadas as provas, é só aguardar pelo resultado. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico ,https://portal.inep.gov.br/enem, e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

A novidade deste ano do Enem é que todos os participantes terão coleta de dado biométrico nos dois dias do exame. Ela será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para coibir fraudes.

COMO CHEGAR

Confira os locais de prova, endereços e linhas de ônibus

UNI-BH Lourdes:

Rua Rio de Janeiro, 1.323, Lourdes – Linha: 83P

UNA Câmpus Liberdade:

Rua da Bahia, 1.764, Lourdes – Linhas: 105, 5102, 5106, 8108, 9103

Faculdade Pitágoras Câmpus Raja:

Avenida Raja Gabaglia, 1.306, Gutierrez – Linhas: 4110, 4113, 5201, 8207, 9206 e 9208

UNI-BH Câmpus Estoril:

Avenida Professor Mário Werneck, 1.685, Estoril – Linhas: 4150, 5201, 8203, 8207, 8208, 9206 e 9250

PUC-MG Câmpus Coração Eucarístico:

Avenida Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico –  Linhas: 4110, 5401, 9410

UNI-BH Câmpus Antônio Carlos:

Rua Diamantina, 567, Lagoinha – Linhas: 51, 52, 63, 68, 4103, 5102, 5106, 5250, 5401, 8101

Fonte: BHTrans


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)