Publicidade

Estado de Minas

Inep divulga locais para segunda aplicação do Enem; Minas lidera ranking de candidatos

Serão 72.302 inscritos, seguidos pelo Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486)


postado em 22/11/2016 15:02 / atualizado em 22/11/2016 16:28

São Paulo - Os candidatos que farão a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar seus novos cartões de confirmação, com informação sobre o local onde farão a prova. Minas lidera os estados com maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação - são 72.302 candidatos, seguido pelo Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 277.624 pessoas farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro.

Além daqueles que não puderam fazer a prova na data regular por causa da ocupação dos locais de aplicação do exame, alguns candidatos (4.103) também foram impedidos por problemas de infraestrutura como interrupção temporária do fornecimento de energia. O total de afetados corresponde a 3,2% do total de inscritos para o Enem deste ano.

A verificação dos cartões é de responsabilidade dos inscritos e pode ser realizada na internet, através da Página do Participante e também pelo Aplicativo Enem 2016. Entretanto, em função de uma política estabelecida pelas lojas de aplicativo – Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone) – apenas será possível visualizar os dados pelo aplicativo dentro do prazo de oito dias úteis.

Ainda de acordo com o Inep, a nova aplicação da prova custará R$ 10,5 milhões. Os Estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302 candidatos), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).

CARTÕES O Inep informou que enviou SMS e e-mail para todos os inscritos autorizados a participar da segunda aplicação, comunicando sobre a liberação dos novos cartões confirmação. Eles podem ser acessados pelo Aplicativo Enem 2016 e pela página oficial. A cada três dias, novos lembretes serão enviados por SMS e e-mail para quem ainda não tiver verificado seu local de prova.

Clique aqui para ver os números da segunda aplicação (total e por UF)

O instituto informou que todas as novas tecnologias de segurança implementadas na primeira aplicação da prova deste ano também serão usadas nos dias 3 e 4 de dezembro, como a coleta do dado biométrico dos participantes e o uso de detectores de metal na entrada e saída dos sanitários. "As provas da segunda aplicação serão diferentes das respondidas pelos participantes em 5 e 6 de novembro, porém equivalentes, de modo a garantir a isonomia do processo", informou o Inep. (Com informações do Inep

 

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade