
Os dois se somam a mais de 228 mil aprovados nas vagas ofertadas pelo Sisu em todo o país, incluindo as 6.279 da UFMG. Os candidatos selecionados terão os dias 22, 25 e 26 deste mês para efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados. Os não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera, até o dia 29. Nesta edição, o Sisu ampliou em 10,9% o número de vagas em relação à primeira edição de 2015, quando foram ofertadas 205.514 vagas.
Ontem, os candidatos puderam consultar o resultado on-line e hoje a lista de aprovados será divulgada pela UFMG. Gustavo, primeiro colocado em Direito na modalidade quatro – que contempla aqueles que estudaram em escolas públicas – tirou 777,6 e credita o sucesso a uma disciplina rigorosa. “Meu foco era tirar uma nota parecida com essa, mas a colocação me surpreendeu”, analisa. O rigor nos estudos incluía aulas no cursinho, estudo em casa até 22h30 e mais aulas no final de semana.
Já Felippe, que também estudou em escola pública, comprovou a renda exigida e cumpriu os critérios da cota racial, ficou em segundo lugar em medicina no seu grupo. “Foi a primeira vez que estudei para valer. O que me ajudou foi a nota da redação”, explica ele, que conseguiu 980 pontos. “Escrevi sobre violência no trabalho e citei a discriminação com as mulheres negras”, explicou o futuro médico sobre o tema da redação, que foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
CHAMADA ÚNICA Neste ano, será feita uma única chamada dos aprovados. Entre os dias 11 e 14, o Sisu recebeu a inscrição de 2,7 milhões de candidatos às 228.071 vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O total de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso.
Na UFMG, o pré-registro acadêmico on-line dos classificados na primeira chamada regular do Sisu será efetuado de 22 a 26 de janeiro. De 22 a 29 de janeiro, candidatos que não foram selecionados deverão manifestar interesse em constar na lista de espera. O Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA) divulgará escala de atendimento para que os aprovados apresentem documentos que possibilitarão a efetivação do registro acadêmico e a realização da matrícula.
PROUNI Os estudantes já podem consultar na internet as bolsas de estudos disponíveis para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferece bolsas em cursos de instituições privadas de ensino superior. A consulta foi liberada ontem pelo Ministério da Educação. As inscrições para o ProUni começam hoje e seguem até as 23h59 do dia 22.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar também pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.
Vagas
10,9%
Percentual de aumento do número de vagas em relação à primeira edição do Sisu no ano passado
FIQUE DE OLHO
Calendário com as principais datas do Sisu
18/01 a 29/01
Prazo para participar da lista de espera
22/01 a 26/01
Matrícula da chamada regular
04/02
Começa a convocação dos candidatos em lista de espera
