(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sisu tem mais de 228 mil aprovados

Candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada terão os dias 22, 25 e 26 deste mês para fazer a matrícula na UFMG. Desta vez, universidade fará chamada única para suas 6.279 vagas


postado em 19/01/2016 06:00 / atualizado em 19/01/2016 06:50

Candidatos durante realização de provas do Enem, no ano passado: esperança de estudantes não selecionados no Sisu é a lista de espera(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 25/10/15)
Candidatos durante realização de provas do Enem, no ano passado: esperança de estudantes não selecionados no Sisu é a lista de espera (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 25/10/15)
Gustavo quer ser promotor de Justiça e Felippe médico neurocirurgião. Uma das etapas mais concorridas para que eles alcancem seus sonhos foi vencida ontem, ao serem aprovados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Gustavo Fonseca, de 18 anos, prestou o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e foi aprovado em primeiro lugar no curso de direito da UFMG. Felippe Miranda Ribas, de 20, percorreu o mesmo trajeto e conquistou o segundo lugar em medicina.

Os dois se somam a mais de 228 mil aprovados nas vagas ofertadas pelo Sisu em todo o país, incluindo as 6.279 da UFMG. Os candidatos selecionados terão os dias 22, 25 e 26 deste mês para efetuar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados. Os não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera, até o dia 29. Nesta edição, o Sisu ampliou em 10,9% o número de vagas em relação à primeira edição de 2015, quando foram ofertadas 205.514 vagas.

Ontem, os candidatos puderam consultar o resultado on-line e hoje a lista de aprovados será divulgada pela UFMG. Gustavo, primeiro colocado em Direito na modalidade quatro – que contempla aqueles que estudaram em escolas públicas – tirou 777,6 e credita o sucesso a uma disciplina rigorosa. “Meu foco era tirar uma nota parecida com essa, mas a colocação me surpreendeu”, analisa. O rigor nos estudos incluía aulas no cursinho, estudo em casa até 22h30 e mais aulas no final de semana.

Já Felippe, que também estudou em escola pública, comprovou a renda exigida e cumpriu os critérios da cota racial, ficou em segundo lugar em medicina no seu grupo. “Foi a primeira vez que estudei para valer. O que me ajudou foi a nota da redação”, explica ele, que conseguiu 980 pontos. “Escrevi sobre violência no trabalho e citei a discriminação com as mulheres negras”, explicou o futuro médico sobre o tema da redação, que foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

CHAMADA ÚNICA
Neste ano, será feita uma única chamada dos aprovados. Entre os dias 11 e 14, o Sisu recebeu a inscrição de 2,7 milhões de candidatos às 228.071 vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O total de inscrições chegou a 5.275.613, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso.

Na UFMG, o pré-registro acadêmico on-line dos classificados na primeira chamada regular do Sisu será efetuado de 22 a 26 de janeiro. De 22 a 29 de janeiro, candidatos que não foram selecionados deverão manifestar interesse em constar na lista de espera. O Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA) divulgará escala de atendimento para que os aprovados apresentem documentos que possibilitarão a efetivação do registro acadêmico e a realização da matrícula.

PROUNI
Os estudantes já podem consultar na internet as bolsas de estudos disponíveis para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferece bolsas em cursos de instituições privadas de ensino superior. A consulta foi liberada ontem pelo Ministério da Educação. As inscrições para o ProUni começam hoje e seguem até as 23h59 do dia 22.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar também pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

Vagas
10,9%
Percentual de aumento do número de vagas em relação à primeira edição do Sisu no ano passado

FIQUE DE OLHO
Calendário com as principais datas do Sisu

18/01 a 29/01
Prazo para participar da lista de espera

22/01 a 26/01

Matrícula da chamada regular

04/02
Começa a convocação dos candidatos em lista de espera


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)