(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas lidera ranking do ensino fundamental no país no Ideb

Também o melhor índice entre as redes estaduais. Considerando todas as redes de ensino, - estadual, municipal e particular - Minas também se encontra no topo


postado em 05/09/2014 17:21 / atualizado em 05/09/2014 17:56

Minas Gerais é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta sexta-feira. Os dados são relativos ao ano de 2013. O estado é o líder do ranking em todo Brasil no ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, e apresenta também o melhor índice entre as redes estaduais. Considerando todas as redes de ensino, - estadual, municipal e particular - Minas está no topo. Já a nota para o ensino médio teve uma leve queda.

Desde o primeiro levantamento, Minas mostra evolução. Em 2005, o índice da rede estadual nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), era de 4,9. Seis anos depois, passou para 6,0 e, em 2013, passou para 6,2. O índice é a primeira colocação nacional, pelo terceiro ano consecutivo, ao lado da rede estadual do Paraná, que também alcançou o índice de 6,2.

O aumento no índice é comemorado pela Secretária de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola. “No caso dos anos iniciais, consolidamos a posição e melhoramos os nosso índices. Fomos em 2011 o primeiro a atingir o índice 6 que é o padrão que o próprio Mec identifica como sendo adequado para os países desenvolvidos. Agora atingimos 6,2. O Mec tem metas para as redes e para os estados a cada dois anos, quando é divulgado o índice. A meta das redes estaduais para 2021 é 6,1, em 2013 já conseguimos superar, oito anos antes, esse valor”, diz.

Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º anos, Minas também apresentou crescimento. Em 2011, o índice da rede estadual era de 4,4. Em 2013 passou para 4,7. “Enquanto o país não atingiu a meta, houve um resultado não positivo nos anos finais, Minas foi numa contramão positiva. Fomos para um índice 4,4 para 4,7 na rede estadual, superando a meta do Brasil elevando a rede estadual, elevando o conjunto de resultados de Minas Gerais”, comentou Gazzola. O resultado coloca a rede estadual mineira em primeira do ranking.

Ensino médio

No ensino médio, o Estado teve uma pequena queda nos índices. Em 2011, a redes estadual registrou 3,7 e em 2013, 3,6, ficando na quarta posição nacional. Considerando-se todas as redes (estadual, municipais e privadas), o Ideb de Minas no ensino médio passou de 3,9 para 3,8.

Como o Ideb é calculado

A nota varia de 0 a 10. O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)