(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colégios que se deram bem no ranking do Enem explicam fórmula


postado em 27/11/2013 06:00 / atualizado em 27/11/2013 07:28

Conciliando a direção de ensino com as aulas de matemática no Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, que ficou em primeiro lugar no ranking do Enem 2012, o professor Rommel Fernandes Domingos explica que, estando na linha de frente, pode captar as expectativas dos alunos. Ele lembra que essa parte é de extrema importância, já que o Enem e o vestibular ainda realizado em algumas instituições de ensino são a etapa final da vida do estudante de ensino médio. "Os professores trazem os exercícios para a prática diária, não ficam só na teoria. E pode-se estudar em silêncio, pois não há barulho", afirmou Alice Emmanuele Teixeira Peixoto, de 17, que pretende cursar administração pública.

Além de ter alunos interessados, Rommel destaca a capacitação de professores e o material didático elaborado pensando em demandas do Enem, Fuvest, Unicamp e de outros processos seletivos, além do ambiente de estudo. Os estudantes Bárbara Sartori, candidata a uma vaga no curso de engenharia aeronáutica, João Artur Souza Chaves e Saulo Barbosa Chaves, de olho na engenharia aeroespacial também no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), aplaudiram o sucesso da escola, que teve, em 2012, 234 alunos fazendo o Enem. "O desejo de estudar está presente em todos os alunos. Quem entra aqui está disposto a aprender", disse João Artur.

No Colégio Magnum Cidade Nova, na Região Nordeste de BH, a alegria é intensa pela conquista do 8º lugar no país, segundo na capital. "CHá muito tempo buscamos habilidade e competência", diz o diretor Eldo Pena Couto. A procura repercute entre os estudantes. Bruna Tolentino Moreira, de 17, quer cursar psicologia e diz que o colégio aborda todas as áreas do conhecimento, enquanto para Iane Moutinho, de 17, e Eduardo Tamaki, de 17, que planeja cursar direito, vale muito a "excelente equipe de professores". Mas, ao ver o resultado do Enem, o diretor Eldo Pena se surpreendeu com outro aspecto da lista do Enem: "Senti falta de escolas importantes e tradicionais de BH".

Públicas O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) se destacou pela quinta vez consecutiva como a melhor escola pública do país. Ficou em 4º lugar no ranking geral e terceiro de Minas. Segundo a professora de língua portuguesa Renata Rena Rodrigues, a escola recebeu o resultado com satisfação. "É um conjunto. É o trabalho dos professores, que adotam metodologias integradas, mas também mérito dos alunos", disse. Por ser uma instituição pública federal, a escola convive com dificuldades, como escassez de recursos financeiros e greves. No ano passado, foram quatro meses de paralisação.

No Santa Marcelina, na Região da Pampulha, em BH, o resultado foi até melhor que o esperado. A escola passou do 25º lugar em 2011 para o 17º em 2012. Agora, é o sexto melhor colégio de Minas e terceiro de Belo Horizonte. A diretora pedagógica, irmã Roseli Hart, comemorou. "É fruto do nosso trabalho e empenho que temos com nossos alunos. Mérito deles também, que estudaram muito para entrar na universidade. Trabalhamos em duas linhas paralelamente: a formação humana, que faz parte da nossa tradição, e acadêmica, que acaba correspondendo", disse. Rita Rangel, coordenadora pedagógica do ensino médio, considera que o resultado reflete o foco dos professores na formação do aluno. "Sabemos que o ranking não é o único indicador de qualidade, mas é fruto de um trabalho bem concentrado nas habilidades que o Enem exige", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)