(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Busca por novos cursos aumenta na PUC

Oportunidades no mercado ampliam procura por engenharia química na PUC Minas. Desistências chegam a 10,2%


postado em 11/11/2013 00:12 / atualizado em 11/11/2013 06:02

Gustavo Werneck

O curso de engenharia química foi a grande surpresa no vestibular 2014 da PUC Minas, realizado ontem na capital e outras unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Pela primeira vez, ele ficou entre os três com maior número de candidatos por vaga (10,98%), atrás somente de medicina, o campeão na preferência dos alunos (66,89%), ministrado no turno diurno no núcleo universitário de Betim, e na frente de direito (10,78%), informou a vice-reitora e presidente da Comissão Técnica do Processo Seletivo, Patrícia Bernardes. Ela acredita que as chances de trabalho abertas pelo pré-sal e outros setores da indústria, com aquecimento do mercado de óleo e gás, possam ter influenciado na decisão dos estudantes. O curso de engenharia química é oferecido no turno da manhã, no câmpus Coração Eucarístico, na Região Noroeste de BH.
Segundo a comissão técnica, a taxa de desistência foi de 10,25%, percentual dentro da média histórica, o que significa que 1.359 não fizeram as provas aplicadas aos 13.817 inscritos. “Tudo correu dentro da normalidade e três candidatos foram atendidos no posto médico da universidade – um com conjuntivite, outro com catapora e o terceiro com a perna quebrada – e 22 requereram provas em condições especiais, como ledor, braile, tamanho do texto ampliado ou aumento do tempo”, disse a vice-reitora.


As provas foram iniciadas às 13h20 e os portões fechados por volta das 13h30. O gabarito está disponível na internet (www.pucminas.br). Na prova de produção de texto (redação) foi proposto ao candidato que escrevesse uma carta dirigida ao governo do estado ou à Presidência da República apresentando e defendendo, de maneira fundamentada, propostas para a política pública brasileira dos próximos 10 anos, tendo em vista as mudanças na população de crianças e jovens, adultos e idosos no país. De acordo com o enunciado da prova, a partir de dados do IBGE, “o processo de transição demográfica, relacionado com a queda das taxas de mortalidade e fecundidade, tem provocado uma rápida variação na estrutura da faixa etária brasileira, com redução da proporção de crianças e jovens, aumento da população adulta e uma tendência de substantiva elevação de idosos”.

RESULTADO O resultado do processo seletivo para os cursos da RMBH, com exceção de medicina, será divulgado até 4 de dezembro. Para medicina, a relação dos aprovados será conhecida até dia 10. Para os câmpus do interior, graduação tecnológica e educação a distância, que farão provas no dia 23 de novembro, o resultado será divulgado até 12 de dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)