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Estado de Minas

Alunos têm dificuldade para alcançar índices satisfatórios de aprendizado


postado em 07/03/2013 06:00 / atualizado em 07/03/2013 07:48

Aprender português e matemática na idade e na série corretas ainda é desafio no Brasil nos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Em matemática, por exemplo, só 10,3% dos estudantes aprenderam o ideal no ensino médio em 2011. É o que mostra a quinta edição do relatório De olho nas metas, produzido pelo movimento Todos pela Educação para o acompanhamento dos indicadores nacionais do setor. Os resultados divulgados ontem dizem respeito à terceira meta, de um total de cinco, segundo a qual todo aluno deve ter aprendizado adequado à sua série. Minas Gerais se destaca como um dos estados que mais conseguiram alcançar resultados positivos, mas ainda há gargalos na área de matemática.

São cinco as metas: atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no ensino fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da educação. Segundo o Todos pela Educação, a terceira é a que vem apresentando os dados mais preocupantes. O objetivo é que pelo menos 70% dos estudantes da rede pública tenham aprendizado satisfatório até 2022. As análises são publicadas a cada dois anos, desde 2007, e são relativas ao 5º e ao 9º ano do fundamental e ao 3º do médio. O diagnóstico revelado ontem se refere a 2011.

No Brasil, apenas 27% dos estudantes dos anos finais do fundamental (9º ano) alcançaram desempenho adequado em língua portuguesa. O ideal estabelecido era de 32%. Em matemática, a distância também foi grande: 16,9%, para teto de 25,4%. Ambas as marcas superam as anteriores, de 2009 (26,2% para português e 14,7% para matemática). No nível médio, a situação é mais alarmante. Na língua materna se manteve estável em 29% (alvo era 31%). Em matemática, caiu de 11% para 10,3%, longe do objetivo parcial de 20%.

Minas Gerais se destacou nos anos iniciais do ensino fundamental. Em português, 55,1% dos alunos tiveram bom desempenho (pouco acima da meta de 54,4%). À frente de Minas ficou apenas o Distrito Federal (57,9%). Em matemática, o estado foi o melhor: 53,7% dos estudantes tiveram aprendizado correto (meta de 51,2%). Na 9ª série, Minas integrou o grupo de seis estados que ficaram acima do desafio em português, com 37,5% dos alunos com bom desempenho – o objetivo era ter pelo menos 36,6%. Já na matemática, a expectativa era de que o mínimo de 33,7% mostrassem aprendizado satisfatório, mas apenas 27,1% deles o fizeram. No Brasil, somente o Tocantins alcançou a meta.

No ensino médio, o estado seguiu a tendência nacional de alerta. Em português, 35,6% mostraram resultados satisfatórios (abaixo da meta de 37%). Em matemática, o problema foi maior: somente 15,4% aprenderam a matéria – a expectativa era 29,8%.

Embora conteste a metodologia e a abrangência do relatório, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola, avaliou que o resultado indica que “o conjunto das metas proposto está na direção correta”. “O que é bom para nós é que em todos os casos Minas está bem, ficando nos primeiros lugares do país”, completou. A secretária informou que o estado prepara ações de melhoria. Uma das tentativas para fortalecer o ensino médio será anunciada em 21 de maio pelo governador Antonio Anastasia no encontro da rede estadual: o programa Reinventando o Ensino Médio – que amplia a carga horária e permite que os alunos possam escolher as disciplinas a cursar – será inserido no 1º ano do ensino médio de todas as escolas do estado, a partir de 2014. De imediato, a secretária afirma que o estado vai promover treinamentos específicos para professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental e para todo o ensino médio.


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