
Alívio em dobro para alunos que tentam uma vaga no ensino superior. Na manhã de ontem, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que acalmou a ansiedade de quem se preparou o ano inteiro para a prova que abre portas de universidades. À tarde, candidatos a uma vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puderam conferir a lista dos 18.732 convocados da segunda etapa que vão concorrer a uma das 6.670 vagas na instituição. A notícia dos resultados intensificou o ritmo de estudos dos candidatos a instituições que aderiram ao Enem como parte do processo seletivo.
De posse das notas, os estudantes passaram o dia em salas de aula ou debruçados sobre os livros em casa, de olho nas provas abertas da UFMG, marcadas para 13 a 20 de janeiro. Também já começaram a fazer suas escolhas para uso das notas do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com 14.780 vagas em oferta, o processo em Minas terá 24% a mais de oportunidades do que em 2012. O cadastro na seletiva que funciona como um leilão de vagas em instituições públicas de todo o país pode ser feito entre 7 e 11 de janeiro.
Candidatas a uma vaga no curso de engenharia química, as alunas do Colégio Magnum Izadora Ferreira de Castro e Letícia Sanders de Almada, ambas de 17 anos, comemoram as notas no Enem sem desgrudar do material escolar. Os resultados foram suficientes para que as duas garantissem seus lugares na lista de convocados para a segunda etapa da UFMG. O segredo do sucesso, segundo elas, está na dedicação aos estudos. Elas contam que desde o início do ano passaram a ter aula em horário integral e abriram mão do lazer para se dedicar aos livros. “Além do horário normal de estudo, tínhamos ainda aulas temáticas preparatórias para o Enem e muitos simulados para treinar o conhecimento e desenvolver preparo físico e emocional para as provas, que exigem muita agilidade”, contou Izadora.
As duas estudantes já estão aprovadas na PUC Minas para o mesmo curso, o que não mudou a rotina. “Desde o início de novembro estou estudando de segunda-feira a sábado, de manhã e à tarde, na escola e em casa. Nos últimos dias tenho estudado até tarde da noite. A rotina está bem puxada”, diz Letícia. As jovens explicaram que não podiam aguardar o resultado do Enem e da UFMG para intensificar os estudos para a segunda etapa, tendo em vista que faltam apenas 16 dias para as provas.
O colega Pedro Henrique Fernandes da Silva, de 18, nem mesmo conferiu o resultado ontem, já que aproveitou o vazamento das notas da redação no site do Inep, que ficou disponível por meia hora na tarde de ontem. Ele fez 880 pontos no texto, além de ter acertado 166 das 180 questões. Agora espera o resultado de outras provas em instituições fora do estado, além de se preparar para a UFMG. “No ano passado fui aprovado para engenharia aeroespacial, mesmo curso para o qual me inscrevi neste ano. Apesar de estar mais tranquilo, não relaxei. Tinha aula em horário integral e ainda estudei em casa. A rotina será mantida até a segunda etapa”, afirma.
CONSULTA Os resultados do Enem podem ser acessados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet (www.inep.gov.br). No site, cada participante pode visualizar as notas por área de conhecimento e a nota da redação, informando o CPF ou número de inscrição, e a senha usada no ato do cadastro. Ontem, entre as 13h e as 13h30, o site ficou fora do ar por causa da sobrecarga de acessos. O Enem foi aplicado nos dias 3 e 4 de novembro em 1.615 municípios de todo o país e teve 4,1 milhões de participantes.
Os gabaritos foram divulgados no dia 6 de novembro, quando os alunos puderam verificar o número de questões que acertaram. O cálculo da nota, no entanto, só pôde ser visto ontem, assim como a nota das redações. Os textos estarão disponíveis para vista pedagógica em 6 de fevereiro. Apesar da divulgação oficial dos resultados ontem, algumas pessoas que prestaram o exame puderam fazer a consulta no site do Inep entre as 16h e as 16h30 de anteontem. O vazamento dos resultados ocorreu por causa de uma falha no sistema durante a realização de um teste.
Com o resultado do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotado pela maioria das instituições de ensino superior. Em Minas, participam da seletiva 16 instituições. Os candidatos já podem consultar a relação de vagas por localidade, instituição, curso e turno no portal sisu.mec.gov.br. As inscrições deverão ser feitas entre a 0h do dia 7 e as 23h59 de 11 de janeiro, também pela internet.
Concorrência de 3 por vaga
As provas da segunda etapa do vestibular da UFMG serão aplicadas em Belo Horizonte e Montes Claros. Das 6.670 vagas oferecidas, 3.846 terão entrada no primeiro semestre de 2013 e as 2.824 restantes na segunda metade do ano. Entre os 18.732 convocados, 711 são treineiros e 18.021 disputam as vagas distribuídas em 75 cursos. Para chegar às convocações, a UFMG usou o critério de classificar em média três candidatos por vaga, como explica a coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Vera Lúcia Silva Resende. “O número, previsto no edital, representa três vezes o total de vagas existentes na universidade, que é de 6.670”, diz.
Gisele Alves Mota, de 24 anos, aluna do pré-vestibular Bernoulli, tenta uma vaga no curso de medicina e somou 156 pontos. No ano passado, em sua primeira tentativa, a jovem obteve 147 pontos e não conseguiu seguir para a segunda etapa da UFMG. Ela é formada em enfermagem pela universidade e tem a alternativa de se inscrever pelo Sisu para outras federais mineiras. Com a aprovação, ela mantém o ritmo puxado de estudos mesmo às vésperas da virada do ano. “Ainda nem pensei em nada para o réveillon. Com a aprovação na UFMG, então, aí é que eu não vou parar de estudar”, disse.
Gisele começou o cursinho em julho de 2011, antes mesmo de colar grau em enfermagem. Mas o tempo foi curto para se dedicar exclusivamente ao vestibular. “É muito concorrido. Tem muita gente boa e a disputa é acirrada”, diz a jovem, que decidiu fazer outra faculdade no último ano do curso. “Estudo de manhã, à tarde e só paro um pouquinho para ir ao cinema com meu namorado ou lanchar no fim do dia. Se tenho alguma chance para a UFMG, devo estar na pontuação de corte e, sem muita vantagem, tenho que me dedicar ao máximo”, afirma.
CARTÃO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos convocados para a segunda etapa da UFMG poderão consultar o local de provas pelo comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na página www.ufmg.br/copeve a partir de 7 de janeiro. No documento constam informações sobre local, data e horário das provas. Para ter acesso ao local dos exames o candidato deve imprimir e apresentar esse comprovante de inscrição, além do documento de identidade. O porte de equipamentos eletrônicos é proibido durante as provas e o descumprimento da regra acarreta a desclassificação do aluno.
RAIO X DA SELEÇÃO
61.276
pessoas se inscreveram para a primeira etapa da UFMG, sendo 60.264 candidatos e 1.012 treineiros
***************************************************
57.385
candidatos tentam uma vaga nos câmpus de BH, enquanto 2.879 pessoas são candidatas ao de Montes Claros
***************************************************
18.732
candidatos foram convocados; 711 são treineiros e 18.021 disputam as 6.670 vagas em 75 cursos
