(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Notas da redação do Enem ficam disponíveis durante teste do MEC

O site foi retirado do ar depois de trinta minutos. Vários candidatos relataram que tiveram acesso às notas. MEC vai divulgar resultado oficial nesta sexta-feira


postado em 27/12/2012 17:08 / atualizado em 27/12/2012 18:02

Estudante copiou a imagem onde foi divulgado o resultado da prova (foto: Reprodução da internet)
Estudante copiou a imagem onde foi divulgado o resultado da prova (foto: Reprodução da internet)

A expectativa para saber o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 causou euforia na tarde desta quinta-feira nas redes sociais. Vários candidatos conseguiram ver, por alguns minutos, as notas da prova de redação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A página foi rapidamente retirada do ar. O Ministério da Educação (MEC) informou que a divulgação aconteceu durante um teste de homologação no sistema do exame.

O estudante do colégio Santo Antônio, Samuel Bastos Lóes, de 17 anos, conseguiu acessar a informação logo depois de ser avisado pelos colegas. “Cheguei a ver a nota no próprio site do Inep. Alguns minutos depois, eles retiraram todas as notas e substituíram por um traço”, afirma. André Felipe de Senna Rossi, também de 17, conseguiu conferir o resultado. “Vi a nota. Depois o valor não estava mais disponível”, diz.

Em nota, o MEC informou que “durante procedimento técnico de homologação das notas de redação no sistema do Enem na tarde desta quinta-feira, foi dada uma carga no sistema, o que fez com que alguns candidatos – logados com seu próprio CPF e senha – conseguissem visualizar sua própria nota da redação, em um período de meia hora”. Segundo o órgão, não houve vazamento de informação e as notas só serão divulgadas nesta sexta-feira.

O tempo em que as notas ficaram disponíveis foi suficiente para causar movimentar as redes sociais. O assunto chegou a ser o mais comentado no Twitter. Diversos candidatos lamentaram que não puderam ver o resultado. “Que legal a nota da redação do ENEM vazou e eu não estava aqui”, disse Henrique. “Não consegui ver a nota do #ENEM. Não tive essa sorte. #chatiado”, comentou Luiz Eduardo. “Legal é eu não poder ver minha nota do Enem porque me esqueci da senha. Muito legal!”, lamentou Jefferson Bezerra. “Alguém aí teve a sorte de já ver a nota da redação do enem? parece que ficou disponível por 20 minutos durante teste, cheguei tarde!”, questionou Luiz Felipe Araújo. “Algum estagiário do inep deixo (Sic.) a nota do enem a mostra por alguns minutos”, disse Taynara.

Entenda mais sobre as formas de uso das notas do Enem

- Em 2012, várias universidades públicas passaram a utilizar o Enem em substituição à primeira fase do vestibular, como é o caso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), outras, utilizam o resultado como complemento da nota. As faculdades particulares também aceitam o resultado do Enem nos seus processos seletivos.

- Os alunos que tiraram nota maior que zero na redação do Enem podem se inscrever para concorrer a uma vaga em cursos de universidades e institutos federais através do Sisu. O prazo de inscrição começa no dia 7 de janeiro e segue até o dia 11 de janeiro de 2013.

- Caso as regras do ProUni continuem as mesmas, os interessados em concorrer à bolsas parciais e integrais de estudos em instituições particulares precisam obter 400 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, não ter zerado na redação e atender aos critérios de renda exigidos pelo programa.

- No Fies, todos os participantes do Enem 2012 com renda familiar até 20 salários mínimos podem solicitar o financiamento. Porém, apenas os alunos que possuem renda familiar até 10 salários podem requerer o financiamento total da mensalidade.

- O estudante que optou, no ato da inscrição, em obter o certificado de conclusão terá que conseguir 500 pontos na redação e, no mínimo, 450 em cada uma das provas objetivas. Quem alcançar a pontuação necessária deve procurar a Secretaria de Educação do seu estado ou os institutos federais credenciados para solicitar a emissão do certificado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)