(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vestibular de medicina da PUC bate recorde de concorrência em Belo Horizonte

Primeiro vestibular de medicina registra 98 candidatos por vaga e supera marca da UFMG. Mulheres são maioria entre os inscritos


postado em 23/07/2012 08:36 / atualizado em 23/07/2012 10:48


O sonho de fazer medicina acirrou a disputa no primeiro vestibular da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas) para o curso, que registrou a concorrência de 98 candidatos por vaga. O índice supera o registrado no último processo seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 50 candidatos/vaga em medicina, e é o maior já alcançado na história da instituição particular de ensino. Um total de 5.057 inscritos fez provas, ontem, no câmpus Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte, e em Poços de Caldas, no Sul de Minas, na tentativa de conquistar uma das 51 cadeiras. Mais 822 alunos usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a nove vagas.

É também a primeira vez, em mais de meio século da PUC Minas, que há inscritos de todos os estados brasileiros. A maioria dos candidatos (68%) é de mulheres e, curiosamente, um quinto deles já concluiu um curso superior. A biomédica Thais Cristina Ferraz de Oliveira, de 25 anos, se enquadra nesse perfil. Natural de Taiobeiras, no Norte de Minas, ela tenta a segunda graduação. “Formei -me em biomedicina, mas resolvi fazer medicina há um ano. Como a prova é só específica, estou animada, espero que dê tudo certo”, diz a candidata, que fez provas de língua portuguesa, redação, biologia, química e língua estrangeira.

A desistência do vestibular foi de 7,7%, abaixo do percentual normalmente registrado nos processos seletivos da instituição. “A alta procura pelo primeiro vestibular do curso na PUC mostra que a medicina ainda é o sonho de consumo dos estudantes e que a instituição tem grande credibilidade”, afirma o integrante da Comissão Técnica do Processo Seletivo Féliz Araújo. A maior disputa até então registrada na universidade foi para o curso de odontologia, nos anos 1970, com cerca de 60 candidatos/vaga. Atualmente, os cursos mais procurados, como engenharia civil e direito, chegam a 15 candidatos/vaga.

Quando chegou ao campus Coração Eucarístico, o estudante Guilherme Vilela, de 21, se assustou com a quantidade de candidatos, mas logo tentou ficar calmo. “Muita gente está aqui só para aumentar as estatísticas, não são candidatos que de fato estudaram para fazer a prova. Estou há dois anos me preparando e acho que vou conseguir”, disse o estudante, que, assim como muitos candidatos, teve problemas para chegar até a instituição. “Moro no Barroca, que é um bairro vizinho, e gastei mais de 40 minutos para chegar”, contou.

O trânsito no entorno da universidade ficou caótico, com cruzamentos fechados, buzinaços e carros parados nas faixas de pedestre. Foi necessário muita paciência para conseguir chegar ao câmpus da maior universidade privada do estado e muitos candidatos preferiram terminar o trajeto a pé. A PUC colaborou com tolerância e, embora as provas estivessem marcadas para as 13h, os portões só foram fechados às 13h27, quase meia hora depois do estipulado no edital. Os resultados dos 60 aprovados no vestibular serão divulgados em 1º de agosto e as aulas começam dia 7, no câmpus Betim, na Grande BH.

Serviço
Resultado do vestibular de medicina da PUC Minas será divulgado em 1º de agosto


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)