(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enem 2011 pediu muita reflexão sobre redes sociais, mais literatura e não forçou na matemática

Professores de BH consideraram a prova bem elaborada. Mas exigiram resistência


postado em 23/10/2011 20:41 / atualizado em 23/10/2011 20:57

Charge do cartunista Andre Bahner usada no Enem 2011 (foto: Reprodução www.malvados.com.br)
Charge do cartunista Andre Bahner usada no Enem 2011 (foto: Reprodução www.malvados.com.br)

Textos inteligentes, enunciados longos, temas contemporâneos como Facebook e Twitter e sobretudo a exigência de muita interpretação deram a tônica das questões de português, literatura e redação deste domingo no Enem 2001. Os estudantes foram testados não só em seus conhecimentos técnicos mas também foram conduzidos, pelas próprias questões, à reflexão sobre o papel da internet e das redes sociais na sociedade.

Na prova de redação os estudantes tiveram a ajuda de textos informativos e argumentativos para ajudar na construção da dissertação. Uma charge do cartunista Andre Bahner, cada vez mais usado nos vestibulares, foi um deles. O quadrinho é parte de uma série que critica os comportamentos contemporâneos. Veja mais em www.malvados.com.br. Os outros dois textos, um deles da revista Galileu de 2011, falam sobre o acesso à internet, seus benefícios, quebra de privacidade e o fim da segurança na rede.

Para professora Janaína Rabelo, que fez a prova e ficou na porta da escola esperando os alunos do Polo Vestibulares, o tema teve uma relevância nacional, uma perspectiva social e atingiu os jovens. "Foi bom para quem estava se preparando para as provas. A gente já tinha feito simulados a esse respeito", diz.

Como ao longo do ano a gente viu movimentos sociais organizados a partir da rede, a gente esperava um tema próximo da juventude brasileira", diz. Entretanto, Janaína conta que seus alunos reclamaram muito da proibição de se usar lápis e borracha na prova.

Prova fechada
Segundo a avaliação do professor Alexandre Castro, que atua na área há 16 anos e fez a prova no Colégio Estadual Central, em Belo Horizonte, o exame não fugiu ao perfil. Questionou o uso padrão e coloquial da linguagem e suas funções, pediu interpretação de texto publicitário, músicas e trechos de livros, e, ao contrário do ano passado, deu mais espaço à literatura.'A época mais privilegiada foi o modernismo. Tivemos textos de Manuel bandeira e João Cabral de Melo Neto. Foram oito questões que cobrem conhecimento sobre teoria da literatura", relata. Para o professor, a prova é por natureza cansativa e exigiu resistência, principalmente pelo fato de ser no mesmo dia da de matemática.

Entre os autores que apareceram na prova estão Aluísio de Azevedo (O cortiço), Manuel Bandeira (poema 'Estrada'), Guimarães Rosa (Grande Sertão Veredas), João Cabral de Melo Neto (trecho inicial do poema Morte e Vida Severina), Rolando Boldrim, Geraldo Vandré e até Noel Rosa, que apareceu com as canções 'Honestidade e 'Não tem tradução'. Entre as questões curiosas citadas pelo professor, está uma relacionada à arquitetura, onde é pedida a interpretação de um desenho de Oscar Niemeyer e também uma questão relacionada ao quadro Guernica, de Picasso. A professora Janaína Rabelo ficou surpresa com o nível de exigência. "É pedir o domínio de conteúdo específico da área para quem não teve aula de história da arte", afirma.

Matemática
A prova de matemática do Enem 2011 foi mais fácil e teve questões mais diretas do que no ano anterior. A avaliação é da professora Lucila Maria D'angelo Castro, que trabalha na área há 26 anos."Foram 10 questões muito fáceis, 30 fáceis, 2 médias e 3 de equilíbrio - que envolvem contas grandes, exigem tempo e podem desequilibrar a pessoa emocionalmente. "Também achei que foi menos maldosa e menos cansativa", diz.

A previsão já era de que cobrariam muita unidade de medida e análise de gráficos e tabelas, segundo ela. E tudo isso foi avaliado. "A primeira questão era de logarítimo, mas nada que fosse muito trabalhoso", comenta. Entre os outros tópicos da prova enumerados pela professora estão questões sobre estatística, probabilidade, geometria espacial (cilindros) e geometria plana (triângulos). "Não teve surpresa. Mas todas envolvem raciocínio", conclui.

Videochat
O EM.com realizará nesta segunda-feria um videochat sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir das 14:30h. Professores do Polo Vestibulares farão uma análise profunda das questões que foram abordas no exame.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)