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Estado de Minas

Psicóloga educacional explica como readaptar as crianças à rotina da volta às aulas


postado em 31/07/2011 12:37 / atualizado em 31/07/2011 12:51

Depois de um mês longe das salas de aula, as crianças em idade escolar precisam se readequar ao ritmo das aulas, que já começam nesta segunda-feira. Nesse momento, o apoio da família é importante para ajudar na organização da rotina de estudo. A psicóloga educacional e psicopedagoga Silvana Régia Maia da Silva dá dicas aos pais sobre como facilitar a volta a escola.


EM - Qual a importância das férias para as crianças? Por que essa pausa é necessária?

Silvana - Todos nós precisamos recarregar as baterias, por isso essa pausa é muito importante. O Ministério da Educação (MEC) dita o conteúdo das escolas, que têm um calendário a ser seguido. Em algumas ocasiões, nas escolas públicas, por exemplo, os horários costumam ser alterados, há aula nos sábados, é cansativo. Assim, o momento das férias é importante para descansar dessa rotina.

EM- Um mês de férias muda toda a rotina de uma criança em idade escolar. Ela acaba dormindo mais tarde, acordando mais tarde, muitas delas não passam nem perto dos livros escolares. Acaba acontecendo um “choque” no primeiro dia, ou na primeira semana, de retorno às aulas. De que forma os pais podem colaborar para diminuir esse impacto e facilitar a readaptação?

Silvana - Costuma ser difícil entrar no ritmo, já que a escola trabalha muito com organização, disciplina. E durante as férias todos os hábitos mudam. Para se ter uma ideia, até a letra das crianças costuma mudar depois desse período. Os pais podem reinserir os antigos hábitos aos poucos, faltando uma semana para o início das aulas, por exemplo, principalmente no caso de crianças menores. Colocar as crianças para dormir mais cedo pode ajudar, especialmente quando elas estudam pela manhã.

EM- Esse afastamento total dos estudos é importante para a criança, ou não pode haver uma ruptura total com a rotina dos dias normais, quando eles vão à aula?

Silvana - No consultório, percebo que o ensino não é uma coisa prazerosa para as crianças e a continuidade disso nas férias não é interessante para elas. A intelectualidade não tem vindo de uma maneira agradável. A criança vai à escola e faz as tarefas porque tem que fazer, não porque gosta. Os livros extra-classe, por exemplo, que deveriam vir de uma forma alegre e interessante, acabam sendo “mais livros para ler”. É importante que a família e a escola mostrem aos alunos que o conhecimento, resultado do estudo, é um ganho importante. Se a criança não vê prazer na educação, ela não se dispõe a aprender. A questão de quebrar o ritmo durante as férias é importante, o ano letivo ficou maior. O ideal seria que os alunos retomassem a rotina aos poucos.


EM- O que mais pode ser feito para trazer a criança de volta à rotina de estudos uma maneira mais suave, reduzindo esse impacto, além de favorecer o interesse pela educação?

Silvana - É muito bom rever o material escolar, a agenda para saber o que vai ter na próxima aula. Os pais devem tirar um dia ajudar nessa organização, nos horários de estudos. Sugiro que os pais procurem conversar com os filhos sobre a escola, olhar a mochila, os cadernos. Mostrar interesse pelo que eles estão estudando, os livros que leem, dificuldades nas matérias. Os pais devem olhar com mais carinho para essas crianças, sem aquela cobrança exagerada. Mais do que cobrar, é realmente preciso acompanhar, e não ir em busca somente do produto final, que é a aprovação.


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