(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INÉDITO

Candidato beneficiado por cota conquista primeiro lugar geral da Unimontes


postado em 19/07/2011 09:29 / atualizado em 19/07/2011 11:45

O futuro médico Thalles Danylo Souza Colares comemora resultado(foto: Danilo Evangelista/Esp. EM DA Press)
O futuro médico Thalles Danylo Souza Colares comemora resultado (foto: Danilo Evangelista/Esp. EM DA Press)
Ele saía de casa às 7 horas da manhã, para estudar. Só retornava às 11 e meia da noite. Essa foi a dura rotina enfrentada por Thalles Danylo Souza Colares, de 21 anos, que foi o primeiro lugar geral no vestibular de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), alcançando 215,65 pontos (93,76%) dos 230 possíveis. O resultado do concurso foi divulgado na segunda-feira.

Thalles se inscreveu no concurso pelo sistema de reserva de vagas – egresso de escola pública/carente. É a primeira vez na história da Unimontes que um candidato da reserva de vagas -criado na instituição desde dezembro de 2004 - consegue o primeiro lugar geral no seu vestibular.“Para vencer é preciso que a pessoa mantenha o foco no seu objetivo e tenha determinação. Só assim para não desistir porque as barreiras sempre aparecem e precisam ser superadas”,  diz o futuro médico, baseado nas próprias dificuldades que enfrenta.

Na segunda-feira de manhã, enquanto outros candidatos foram conferir o resultado na Unimontes, ele estava no sitio do avô, no município de Itacambira. Somente à tarde chegou a cidade para comemorar com a família, sendo recebido em clima de festa. Ele concluiu todo o ensino fundamental e médio em escola pública. É integrante de uma família de quatro irmãos. A mãe dele, Waldirene  Islenne de Oliveira Souza  é técnica de enfermagem, mas está desempregada.

Além de “bicos”, ela sobrevive com R$ 146,00 que recebe do Programa Bolsa-Família. Waldirene conta que sempre lutou muito, pois foi abandonada pelo ex-marido quando os filhos ainda estavam pequenos. Ela tomou conhecimento da aprovação do filho em primeiro lugar na universidade pública pela imprensa. Ficou emocionada e não conseguiu segurar as lágrimas. “Para mim, isso é realmente motivo de muita satisfação. Acho que Deus sempre coloca as coisas no lugar certo e na hora certa”, declarou a mãe do futuro médico.

Ela disse que agora está lutando para fazer um “puxadinho” na pequena casa, no bairro São Geraldo 1. “Será um quartinho para que meu filho tenha mais espaço para estudar”, anuncia. Thalles terminou o ensino médio há 3 anos. No ano passado, chegou a ser aprovado para Odontologia na Unimontes, mas não começou o curso.  Queria mesmo era medicina na instituição pública. No início deste ano, ganhou uma bolsa integral de um colégio da cidade e fez um cursinho pré-vestibular de seis meses.

O estudante diz que para amenizar o estresse da carga de estudos, se dedica à leitura. “Gosto de Guimarães Rosa e de romances”, revela. Agora, só pensa no futuro profissional. “Tenho a esperança de fazer a diferença na universidade. Quero ter retorno do conhecimento para a minha profissão”, assegurou.

Em primeiro lugar em medicina na Unimontes, pelo sistema universal (sem reserva de vagas, com concorrência de 280 candidatos/vaga), ficou Camila Almeida Alencar, de 19 anos, moradora do município de Brasília de Minas (120 quilômetros de Montes Claros). Ela também conta que teve que se esforçar muito. “Eu estudava, em média, 10 horas por dia”. Camila dá a receita para se sair bem em um vestibular tão concorrido: “além de muito estudo, é preciso ter muita tranquilidade na hora de fazer a prova”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)