(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas já tem 430 mil inscritos no Enem

Estado é o segundo com maior número de estudantes e inscrições se encerram na sexta-feira. Inep alerta que informação falsa e falta de documentos podem eliminar candidatos especiais


postado em 07/06/2011 06:00 / atualizado em 07/06/2011 06:29


Reta final de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até as 23h59 de sexta-feira para se cadastrar e garantir a participação na prova. As inscrições foram abertas em 23 de maio e, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC), divulgado às 18h dessa segunda-feira, 3,9 milhões de estudantes já tinahm confirmado presença. Minas é o segundo estado em número de inscritos, com 430 mil candidatos, e só perde para São Paulo. A previsão do MEC é de que 6 milhões façam as provas, marcadas para 22 e 23 de outubro.

Quem ainda não se inscreveu deve ficar atento e não deixar o cadastro para a última hora. Apesar de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do ministério responsável pelo Enem, ter dobrado a infraestrutura tecnológica para receber até 2 mil inscrições por minuto, a grande procura pode provocar congestionamentos no sistema nos próximos dias. Na última semana, o Inep emitiu dois alertas que também merecem atenção especial dos candidatos para evitar transtornos. O primeiro é para que os estudantes tenham cuidado com informações não verdadeiras prestadas no ato da inscrição e a falta de documentos para comprovar a solicitação de atendimento especial ou diferenciado, que, segundo o instituto, são as principais causas de eliminação no Enem.

O outro alerta é para que os pedidos de atendimento especial sejam feitos no ato da inscrição. Terão assistência garantida pessoas que declararem ter baixa visão ou cegueira, deficiência auditiva, deficiência mental, dislexia e déficit de atenção, estiverem grávidas ou em período de amamentação. Esses candidatos poderão ter prova em braille, auxílio de leitor, prova com letra ampliada, intérprete de libras, sala de fácil acesso, auxílio para transcrição, leitura labial, mesa e cadeira sem braços, mesa para cadeira de rodas ou apoio para perna. Também está assegurado o atendimento específico dos guardadores de sábado e estudantes internados em hospitais.

Vestibulares

A inscrição no Enem é condição obrigatória para candidatos interessados no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assim como no ano passado, o exame vai substituir as provas da primeira etapa. A grande novidade deste ano é que a nota da prova de redação do Enem será considerada apenas na segunda etapa do processo seletivo. Além da UFMG, o resultado do exame será aproveitado na seleção de todas as outras universidades federais do estado, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para a oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o financiamento estudantil (Fies) e para a certificação de conclusão do ensino médio. O certificado já foi solicitado por 39 mil pessoas em Minas.

A estudante Hayane Nepomuceno Curto fez a inscrição no início, mas a colega Sandra Maia afirma que ainda não teve tempo de cuidar do exame nacional(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A estudante Hayane Nepomuceno Curto fez a inscrição no início, mas a colega Sandra Maia afirma que ainda não teve tempo de cuidar do exame nacional (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Nos colégios e cursinhos pré-vestibulares de Belo Horizonte, há os mais precavidos, que já garantiram lugar no Enem, mas também sobram exemplos dos que deixaram a inscrição para a última hora. As amigas Hayane Nepomuceno Curto, de 19 anos, e Sandra Maia, de 25, ambas candidatas ao curso de medicina, são exemplos dessa realidade. “Fiz logo no início para ficar livre. Além do mais, tenho medo de o site não funcionar bem nos últimos dias”, conta Hayane. Já Sandra confessa que não se antecipou. “Estava concentrada nos vestibulares do meio do ano e acabei não tendo tempo para mexer com o Enem ainda. Mas vou correr e fazer o mais rápido possível.”

Na disputa por uma vaga no curso de ciências aeronáuticas, Alexandre Alves Costa, de 19, promete fazer hoje a inscrição. “Só vou fazer vestibular em faculdades particulares, porque a UFMG não tem o curso que quero. Mas o Enem será usado no processo seletivo dessas instituições e tenho de me apressar”, diz.

Inscrição

Para se inscrever no exame, os interessados devem acessar o site www.enem.inep.gov.br ou https://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, com CPF e documento de identidade em mãos. A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até dia 13 em agências do Banco do Brasil. A isenção da taxa é garantida aos alunos que estiverem no último ano do ensino médio (concluintes) em escolas públicas. Estudantes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira também podem pedir isenção. O comprovante pode ser impresso até três dias úteis depois do pagamento do boleto e o cartão de confirmação será enviado para o endereço do candidato. As provas serão aplicadas em 12 mil locais de 1.599 cidades e terão início às 13h. Em 22 de outubro, serão feitos testes de ciências humanas e de ciências da natureza e, no dia 23, será a vez dos exames de linguagens e códigos, redação e matemática.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)