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Estado de Minas

Mostra das Profissões da UFMG passa a ser virtual

Universidade muda estratégia de seu tradicional evento para alunos do ensino médio e lança hoje hotsite com prévia do que será o portal de dicas e orientações a milhares de estudantes na hora da escolha profissional


postado em 17/05/2011 06:00 / atualizado em 17/05/2011 06:29

Marco Flávio Resende, professor do Departamento de Ciências Econômicas, grava programa que integra novo formato de divulgação da universidade(foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
Marco Flávio Resende, professor do Departamento de Ciências Econômicas, grava programa que integra novo formato de divulgação da universidade (foto: Renato Weil/EM/D.A Press)


A escolha da profissão a um clique na internet. A partir deste ano, a Mostra das Profissões da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), evento que desde 2004 reúne milhares de estudantes no câmpus da Pampulha, em Belo Horizonte, para orientá-los na escolha profissional, deixará de ser presencial e vai ser transferida para o ambiente virtual. Com a mudança, alunos interessados em preencher uma das cerca de 6,7 mil vagas na universidade nos 75 cursos poderão ter acesso, pela internet, a informações sobre o curso pretendido. Grade curricular, projetos de pesquisa e extensão, perfil do profissional e espaço no mercado de trabalho estão entre os itens listados. O hotsite da mostra (www.ufmg.br/mostradasprofissoes) com nova identidade visual foi lançado hoje com textos sobre os cursos e galerias de fotos. Em 8 de junho, quando a Mostra Virtual das Profissões entrar efetivamente no ar, os alunos poderão assistir a vídeos de palestras e participar de quiz, fóruns de discussões e das redes sociais. Para a UFMG, o formato virtual da mostra levou em consideração a solução para problemas de logística enfrentados pela universidade com o número cada vez mais crescente de frequentadores. A alteração, no entanto, foi recebida com desconfiança por especialista.

“Na edição do ano passado tivemos 72 mil inscritos, mas recebemos mais de 80 mil pessoas, pois estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também passaram a vir. Neste ano, tínhamos a expectativa de 80 mil estudantes inscritos, mas prevíamos que mais de 90 mil comparecessem. Do ponto de vista prático, é muito complexo receber um público tão grande”, explica a pró-reitora de graduação, Antônia Aranha. Segundo ela, questões como alimentação, obras em andamento na universidade, deslocamento entre prédios do câmpus, segurança e disponibilização de espaços para palestras poderiam se tornar complicadores para o sucesso da mostra.

Outros dois importantes fatores para a adoção do modelo virtual, segundo a pró-reitora, são a democratização do conteúdo para um maior público com a possibilidade de acesso ao conteúdo de qualquer parte do país e do mundo e a ampliação do tempo para o aluno se decidir pela escolha profissional. “Com o caráter cada vez mais nacional do vestibular, resultado da criação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), temos tido a participação de estudantes dos mais diversos estados brasileiros”, afirma Antônia. Pela internet, segundo ela, é possível garantir que essas pessoas tenham a mesma oportunidade de conhecer os cursos sem precisar gastar tempo e dinheiro com deslocamentos. Ela conta ainda que “no modelo virtual, o aluno passa a ter as informações disponíveis por quatro meses e pode tirar dúvidas com seus professores, trocar ideias com familiares, sem precisar se resolver de forma precipitada”. Na forma presencial, a duração da mostra era de apenas três dias.
As inscrições para a mostra deste ano chegaram a ser abertas no início de maio, mas foram canceladas com a decisão da mudança de formato. “Em poucos dias registramos cerca de 25 mil inscritos. Achamos mais prudente interromper o processo porque não teríamos como manter o mesmo patamar de qualidade das mostras anteriores”, afirmou Antônia.

A nova ideia encampada pela universidade foi bem recebida pelo coordenador do curso de ciências econômicas da UFMG, Marco Flávio da Cunha Resende, que ontem gravou um vídeo para a mostra virtual. “O uso de técnicas modernas de informática permite aos alunos a total compreensão sobre os cursos, conteúdos programáticos e esclarecimento de dúvidas, que em geral são as mesmas todos os anos”, afirmou. Ele explica que entre as questões mais levantadas estão a natureza do curso e as chances de ingressar no mercado de trabalho Entre as informações do vídeo, ele falou sobre o número de vagas, duração do curso, características da profissão de economista e áreas de atuação.

Controvérsias


Mas entre quem trabalha com alunos que estão prestes a entrar na universidade, o novo modelo da mostra pode ser deficitário. Na avaliação do psicopedagogo e coordenador do ensino médio do Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, Gilberto Júnio Santos, os aspectos apontados pela UFMG para a adoção do formato virtual são relevantes, mas criam uma demanda que não será suprimida com o novo modelo da mostra. “Não resta dúvida que é melhor tê-la pela internet do que não tê-la, mas o contato pessoal dos alunos com universitários, professores e com o ambiente acadêmico será prejudicado. Aqueles que estão prestes a entrar na universidade têm muita curiosidade para saber como é esse novo espaço”, afirmou Santos. Tal demanda já foi constatada pela UFMG que, de acordo com a pró-reitora, se prepara para implantar um programa de visitas monitoradas ao câmpus. “Vamos criar uma comissão para organizar esses encontros que começarão a ser realizados, aos domingos, assim que a mostra virtual estiver estabelecida. Desta forma, encerramos a mostra presencial, mas inauguramos dois novos programas”, disse.


Salão do vestibular

 

Entre os dias 19 e 21, estudantes do ensino médio e vestibulandos poderão ter contato com representantes de faculdades, centros universitários e universidades de Minas Gerais durante a primeira edição do Salão do Vestibular (Savest), que ocorre no Expominas. O evento, que tem expectativa de reunir cerca de 15 mil visitantes, auxilia na escolha do futuro profissional. Os alunos terão informações sobre cursos de graduação tradicional e tecnológica, áreas de atuação profissional, formas de ingresso (vestibular tradicional, Exame Nacional do Ensino Médio, avaliação seriada, prova agendada), infraestrutura das faculdades. Estudantes que apresentarem comprovante de escolaridade e documento com foto têm entrada gratuita. Os demais pagam R$ 10. Informações: (31) 3297-0199 ou www.savest.com.br.


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