(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH terá escola para pedreiro, eletricista e pintor


postado em 04/05/2011 07:27

Uma escola para formar pedreiros, eletricistas e pintores vai começar a funcionar em 60 dias. Pelo menos este foi o prazo estipulado pelo governo mineiro para dar início às atividades da Escola da Construção Civil, no Centro Público de Promoção do Trabalhador (CPPT), na Gameleira. A meta é que a unidade forme cerca de 10 mil profissionais ao ano com diversas habilidades que podem ser aproveitadas nos canteiros de obras de todo o estado. Em área de 50 mil metros quadrados, a escola promete ser uma das maiores do setor no país.

“Corremos o risco de ter apagão de mão de obra na construção civil. Por isso, temos que qualificar o pessoal”, afirma Carlos Pimenta, secretário do Trabalho e Emprego em Minas Gerais.

O projeto da Escola da Construção Civil faz parte da Rede Mineira do Trabalho, programa lançado na segunda-feira pelo governo, com o objetivo de potencializar as ações voltadas para a geração de emprego e renda, por meio de parceria com instituições privadas, organizações de classe e sociedade civil.
A meta, segundo ele, é que o Sistema Nacional de Empregos (Sine-MG) insira 120 mil trabalhadores no mercado de trabalho neste ano, contra 113 mil em 2010.

Em março, o Sine abriu 60 mil postos, mas só foram inseridos 20 mil trabalhadores nas vagas. “Ou seja, 40 mil vagas ficaram em aberto por falta de qualificação”, ressalta o secretário. O setor da construção civil é o mais crítico, na sua avaliação. “Agora mesmo eu estou com a demanda de 750 pedreiros refratários para a construção do alto-forno da Usiminas, lá em Ipatinga. Não temos esses profissionais”, afirma.

A meta da Rede Mineira do Trabalho, segundo Pimenta, é melhorar a oferta de vagas de trabalho e a qualificação dos profissionais. A Secretaria do Trabalho e Emprego vai criar até julho 10 regionais com postos de qualificação: em Montes Claros, Lavras, Ipatinga, Teófilo Otoni, Uberlândia, Divinópolis, Juiz de Fora , em Salinas ou Almenara e, ainda, duas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)