Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

As sete promessas para o mercado de trabalho em 2020

O que os profissionais precisam ter em mente para entrar no ano novo com o pé direito


postado em 09/12/2019 11:50 / atualizado em 09/12/2019 11:50

O profissional tem de estar aberto às mudanças em um cenário disruptivo, entendendo o timing das transformações(foto: Gerd Altmann/Pixabay )
O profissional tem de estar aberto às mudanças em um cenário disruptivo, entendendo o timing das transformações (foto: Gerd Altmann/Pixabay )


Um ano de grandes mudanças e novos aprendizados, tanto para as empresas como para os seus colaboradores. Assim foi 2019. A tecnologia e novos modelos de gestão estiveram presentes nas grandes transformações do mundo corporativo, e, saber lidar com este cenário foi o desafio de muitos profissionais.

"A tecnologia, como quarta revolução industrial, está influenciando cada vez mais o ambiente corporativo e o surgimento de novas profissões, o que não será diferente em 2020. Por isso, estar antenado nestas mudanças e em constante evolução educacional serão práticas importantíssimas que guiarão os profissionais no próximo ano", ressalta Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

"O mais importante é estar aberto às mudanças em um cenário disruptivo, entendendo o timing das transformações combinado ao autoconhecimento e a constante reciclagem educacional", finaliza Lira.

Pensando nisso, a HSM University, plataforma que oferece cursos de especialização a distância em gestão, elencou algumas características para se ter em mente em 2020.

1 – Avanços tecnológicos: a tecnologia tem trazido mudanças profundas e irrevogáveis. Não é mais possível voltar atrás e eliminar tudo o que ela fez e continuará fazendo pelo mercado e pelas profissões. Por isso, cabe ao profissional imergir neste novo contexto.

2 – Pensamento crítico:
 ter a capacidade de enxergar além do problema e propor soluções criativas e inovadoras.

3 – Gestão de pessoas: independentemente do cargo, o profissional deve ter a capacidade de desenvolver o trabalho em equipe e de reconhecer os elementos que influenciam o comportamento individual e organizacional.

4 – Inteligência emocional: talvez um dos quesitos mais importantes. Saber como lidar com as próprias emoções, evitar as explosões e tomar boas decisões é o papel fundamental para quem quer começar o ano com o pé direto.

5 – Criatividade: ter a capacidade de combinar as soluções tecnológicas com aspectos mais criativos e estratégicos.

6 – Atualize-se: a graduação é importante, mas ter conhecimento específico em determinadas áreas torna o currículo ainda mais atrativo. Aprender uma nova língua, fazer cursos e estar sempre em busca por novos saberes, são essenciais para o desenvolvimento dos profissionais.

7 – Visão estratégica: entender e conhecer profundamente todo o processo produtivoe ( https://hsmuniversity.com.br/blog/gestao-de-processos-nas-empresas/) ter a capacidade de usar todas as ferramentas disponíveis (https://hsmuniversity.com.br/blog/tomada-de-decisao-nas-empresas/) para a tomada de decisões.



Publicidade