(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Fofocas, palavrões e discussões políticas incomodam profissionais dentro das empresas

Pesquisa feita pela Udemy, Workplace Boundaries Report, aponta o que deixa os trabalhadores desconfortáveis nos tempos atuais


postado em 04/12/2019 11:11 / atualizado em 04/12/2019 11:11

Mais de 45% dos profissionais acham que os colegas de trabalho fofocam demais no escritório (foto: Gerd Altmann/Pixabay )
Mais de 45% dos profissionais acham que os colegas de trabalho fofocam demais no escritório (foto: Gerd Altmann/Pixabay )


O ambiente de trabalho mudou muito. Há 10 anos, as empresas promoviam "casual fridays", ou seja, permitiram que, às sextas, os funcionários vestissem jeans e outras roupas menos formais. Hoje, em muitas empresas, o time pode se vestir como quiser – em qualquer dia da semana. Essa mudança faz parte da estratégia das empresas para atrair os millennials e a geração Z, que, atualmente, constituem cerca de 40% da força de trabalho.

Mas essa mudança não é apenas estética, é também interna – é o que revela a Workplace Boundaries Report de 2019, pesquisa realizada em julho deste ano pela plataforma de ensino on-line Udemy, com mais de 1 mil profissionais americanos com 18 anos ou mais. Por causa das redes sociais e dos escritórios abertos, os profissionais da atualidade se sentem pressionados a compartilhar mais das suas vidas com os seus colegas – mas nem todo mundo parece gostar da informalidade dos tempos atuais.

Algumas das situações que atualmente mais incomodam os profissionais no ambiente de trabalho, segundo o estudo, são muitas fofocas, palavrões e discussões políticas. Os números são os seguintes: mais de 45% dos profissionais acham que os colegas de trabalho fofocam demais no escritório; mais de 30% se sentem incomodados quando os colegas falam muitos palavrões; e quase 40% acham desconfortável falar de política no trabalho (ainda mais em tempos tão polarizados).


Cargos de liderança


A pesquisa também mostra dados interessantes sobre a comunicação entre os colegas de trabalho. Por exemplo, mais de 40% dos entrevistados afirma já ter testemunhado bullying no escritório e mais de 35% acha os colegas informais demais em conversas ou mensagens de trabalho. Outra parte do estudo trata exclusivamente dos gerentes – e revela que quase 60% deles se sentem pressionados a trabalhar durante o horário de almoço.

O estudo conclui que é preciso esclarecer o que é um comportamento adequado no ambiente de trabalho – e que o que é adequado num escritório pode não ser no outro. Para isso, o diálogo sobre o assunto nas empresas deve ser incentivado pelas pessoas que ocupam cargos de liderança. Assim, os colaboradores tendem a ficar mais felizes e produtivos – e o turnover tende a cair.

"O jeito de trabalhar e de se relacionar no trabalho mudou drasticamente, não restam dúvidas. Atualmente, quatro gerações compõem a força de trabalho e cada uma delas pode ter uma visão diferente do que é apropriado e do que não é. As empresas devem ter consciência dessas diferenças e fazer de tudo para que as pessoas se sintam à vontade no ambiente de trabalho", diz Sergio Agudo, diretor de negócios da Udemy para a América Latina. "Para isso, é preciso que os gerentes e as suas equipes façam reuniões regulares sobre o tema."

Mais dados da pesquisahttps://research.udemy.com/research_report/udemy-in-depth-2019-workplace-boundaries-report/ .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)