(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARREIRA

Cinco passos para transformar a vida por meio do coach

Chega ao mercado livro que tem como proposta esclarecer o processo de coaching e destaca a importância do viés científico do atendimento


postado em 04/09/2019 14:14 / atualizado em 04/09/2019 14:14

Channa Vasco explica terminologias, métodos e trata da validação científica para a realização do processo de coach (foto: Juliana Fonseca Fotografia/Divulgação )
Channa Vasco explica terminologias, métodos e trata da validação científica para a realização do processo de coach (foto: Juliana Fonseca Fotografia/Divulgação )


Terapia? Autoajuda? Com o boom no mercado da carreira de coach, excesso de profissionais e a variedade de especialistas abordando pontos distintos (da carreira até alimentação), não demorou muito para a desconfiança a respeito do processo surgir. No entanto, quem atua na área com seriedade, competência e resultado não tem dúvida de que o coach no mercado de trabalho é uma ferramenta primordial e de grande ajuda para muitos trabalhadores em crise na carreira ou com desejo de mudança e transformação.

A especialista em carreira e sucesso profissional. Channa Sanches Vasco, acaba de lançar o livro Manual do coach de excelência: 5 passo para transformar vidas, pela Editora Évora. Com expertise sobre o tema, ela propõe com a publicação esclarecer o processo de coaching e a importância de aplicar um processo validado cientificamente. “O livro destaca um método comprovado cientificamente para trazer resultados práticos na vida do próprio leitor ou, ainda, para que ele possa aplicar em sua equipe, clientes ou alunos. Sempre falo que existe diferença entre autoajuda e autoaperfeiçoamento humano com lastro científico. O primeiro é quando descubro algo que funcionou para mim e que replico com outros, pode funcionar ou não."

Autoaperfeiçoamento humano com lastro científico é quando algo foi testado, validado num número suficiente de indivíduos, dentro de um determinado padrão de conduta que se mostrou eficiente. O método passo a passo apresentado no manual, foi validado em pessoas com diferentes perfis, tanto no Brasil quanto do exterior. E confundir o processo de coaching com autoajuda é errado, uma comparação equivocada.” 

Channa Vasco revela que no processo de desenvolvimento da publicação, “em mais de oito mil horas de atendimento, percebi que algumas coisas que são ensinadas, muitas vezes, não funcionam na prática, os passos apontados no livro são fruto de pesquisas da neurociência e psicologia positiva”

A especialista conta que os passos foram ordenados numa estrutura lógica que tanto pode ser usado num atendimento de coaching ou também para líderes, educadores e pessoas que desejam ajudar outras de maneira segura e profissional. “São eles: autoconhecimento: antes de estabelecer qualquer objetivo, é fundamental compreender o que faz sentido ou não para si, seu perfil, valores; crenças e sabotadores: entender o sistema de permissão interna para fazer ou não algo. A ideia aqui é fortalecer o que impulsiona o indivíduo; meta clara; saber aonde se deseja chegar; mão na massa; passo a passo para conquistar o objetivo; voo da águia; e preparar a pessoa para ela seguir o rumo sozinha, mantendo resultados.” 

Desenvolvimento humano


Quanto à saturação do mercado de coach, Channa Vasco diz que toda profissão, no início, traz consigo a oportunidade de se consolidar processos e métodos que validem sua eficácia. Foi assim com o marketing na década de 1980, por exemplo, ou a medicina nos primórdios. “Acredito que esse é um momento único de trazer cientificidade para a área de desenvolvimento humano, com estudos e pesquisas que tragam efetividade para pessoas e organizações.” 

Channa Vasco afirma que, quem deseja ser coach, precisa apresentar três características básicas: “Saber fazer mais perguntas do que dar respostas; gerar conexões e confiança com o cliente; e compreender a estrutura lógica de atendimento e valorizar uma metodologia validada para atuar com ética e profissionalismo”.
Para a especialista, não é tão simples escolher um coach e o cliente tem de buscar o profissional mais adequado ao seu perfil: “Busque saber quais casos de sucesso e experiência que ele tem. No caso de profissionais recém-formados, verifique se ele faz uma supervisão de atendimentos com alguém mais experiente”.

Channa Vasco enfatiza que “o coaching é um processo pragmático de desenvolvimento comportamental, com foco na solução de um problema visando o futuro. Nesse processo, o coachee, que é o cliente do coach, é protagonista de todo o processo. O coach trabalha para que o coachee alcance seus objetivos, identificando alternativas, reconhecendo recursos e desenvolvendo habilidades para alcançar suas metas”.
 
Para conhecer mais de Channa Vasco acesse https://channavasco.com.br/ .

Quatro competências essenciais para alcançar excelência em coaching


1 – Estabelecer os fundamentos do coaching
2 – Relacionamento
3 – Comunicação
4 – Mostrar e facilitar os aprendizados e resultados que o coachee teve nesse processo 

Serviço


Obra: Manual do coach de excelência: 5 passos para transformar vidas
Autora: Channa Sanches Vasco
Editora: Évora
Páginas: 240
Preço sugerido: R$ 59,90


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)