(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Carreira

Currículo não está em desuso: 75% dos recrutadores afirmam que documento ainda é fundamental

Mesmo com as plataformas digitais, currículo ganhou adequações ao longo dos anos e continua provando seu valor no mercado de trabalho


11/07/2019 14:24 - atualizado 11/07/2019 15:13

Muitos pensam que o currículo vitae não vale mais nada, estão enganados(foto: Pixabay)
Muitos pensam que o currículo vitae não vale mais nada, estão enganados (foto: Pixabay)


O currículo vitae, que em tradução literal significa trajetória de vida, ganhou diversas modificações ao longo dos anos. Do papel às plataformas digitais, o documento se mantém atual e sua usabilidade é imprescindível durante os processos seletivos.

É o que aponta pesquisa feita pela Catho, que identificou que 75% dos recrutadores consideram o documento "muito importante", enquanto 24% o julgam apenas como "importante".

A pesquisa, feita com mais de 400 recrutadores, ainda identificou os pontos mais relevantes do documento. Segundo os dados: 58% observam a experiência do candidato, 19%, objetivos profissionais, enquanto 8% olham primeiro a formação acadêmica.

Os critérios ainda são os mesmos, mas a realidade é que o currículo se adequou às necessidades tecnológicas, expandindo-se também para a internet, como por exemplo, plataformas de recrutamento on-line, disponíveis em formato desktop e mobile.

Dessa forma, fica a critério do profissional recorrer a essas outras ferramentas, o que evidencia um candidato atualizado e engajado.

Para a profissional Tábitha Laurino, gerente sênior da Catho, ainda que com tantas opções, o profissional precisa ficar atento ao que é esperado pelos recrutadores da sua área de atuação. "Presença nas redes sociais, currículo personalizado ou artístico, portfólio constando os principais trabalhos. Independentemente do formato, o objetivo se mantém, que é apresentar uma história profissional."

Para Tábitha Laurino, "áreas como design gráfico avaliam as habilidades ferramentais do candidato, logo, é comum que o envio do currículo seja mais artístico e visual, bem diferente do tradicional documento word. E isso se mantém em outros segmentos também. A personalização do documento é algo esperado pelo recrutador. Por meio dos aspectos visuais já é possível selecionar aqueles que se diferenciam".

Ambiente virtual 


Além de customização do documento, há a presença digital, em que o profissional leva as informações do papel para uma plataforma. Nesse ambiente virtual, o preenchimento correto de cada lacuna é indispensável e, quanto mais informação, mais rico o material fica.

Para orientar profissionais sobre o mundo do trabalho, o Portal Carreira & Sucesso disponibiliza dicas de criação de um bom currículo, além de oferecer modelos pré-prontos de acordo com o segmento e área de atuação.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)