(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Revisão final

Veja quais são os conteúdos mais cobrados na prova de Matemática no Enem

É a única prova que apresenta uma disciplina isolada e que tem o maior peso no Enem, junto com a Redação


23/11/2021 17:18 - atualizado 25/11/2021 17:12

Aluno estudando para a prova de matemática do Enem
(foto: Freepik)

 
primeira etapa do Enem 2021 já passou. Agora é o momento de fazer a revisão final para encarar as provas de Matemática e Ciências da Natureza que ocorrem no próximo domingo (28). 

As regras permanecem as mesmas do primeiro dia. O aluno deve comparecer ao mesmo local de provas até as 13h, quando os portões fecham. As provas serão das 13h30 às 18h30. É preciso levar apenas um documento de identificação com foto, caneta preta e usar máscara. Mas, para enfrentar as 90 perguntas, o estudante pode levar uma garrafinha de água e um lanchinho. Ele deve, sobretudo, manter a calma e confiar em seu potencial após tanto estudo. 

O Enem 2021 conta com 3,1 milhões de inscritos (apenas 2,3 milhões compareceram ao primeiro dia de provas). Ele é aplicado nos formatos impresso e digital. O exame é a porta de entrada para o ensino superior, já que muitas universidades brasileiras e algumas de Portugal aceitam a nota do Enem como ingresso. 

Saiba quais os conteúdos de Matemática que mais caem no Enem


O que mais cai na prova de Matemática, segundo o observado nas edições passadas, são os seguintes temas: 

  • Aritmética: ela envolve questões com cálculos simples, envolvendo frações ou números decimais, aparecendo com frequência no Enem.  
  • Estatística e probabilidade: para questões com esse tema, é importante conhecer as fórmulas, mas também interpretar o contexto proposto no enunciado. Portanto, cálculo de média, moda e mediana são alguns dos conteúdos mais comuns. 
  • Funções: elas correspondem às relações entre dados, ocorrendo quando definimos uma coordenada com um valor e a outra coordenada com um número diferente.  
  • Geometria: vai além dos triângulos, incluindo análises de quadrado, retângulo, círculo, losangos, entre outros. 
  • Grandezas proporcionais: as questões que envolvem grandezas proporcionais cobram razão, proporção, regra de três, porcentagem e escalas. 
  • Leitura de gráficos: exige a interpretação de gráficos, fazendo estimativas para valores futuros. 
  • Porcentagem: com o uso adequado de ferramentas, o aluno saberá calcular porcentagens do dia a dia, como descontos e juros. 
  • Trigonometria: é o estudo dos triângulos e suas relações, com recorrência em Teorema de Pitágoras, seno, cosseno e outros elementos.  

Confira se é preciso decorar algum conteúdo 


O que mais cai na prova de Matemática está associado a alguma fórmula. Portanto, é preciso decorar algumas combinações para ir bem no exame. No entanto, é fundamental entender o contexto. 

Para isso, para ajudar na memória, existem muitas musiquinhas que servem para lembrar as fórmulas, mas acima de tudo, concentração é fundamental. 

Nesse quesito, é importante focar em algumas fórmulas, como as usadas em questões de análise combinatória, probabilidade, razão, proporção, entre outros. Além disso, é interessante entender o contexto de mapa, cartografia e regra de três. 

Veja como se preparar e ir bem na prova de Matemática do Enem 


Assimilar os principais conceitos, saber aplicar a lógica, gravar as fórmulas na memória são alguns dos pontos importantes para a prova de Matemática do Enem 2021. 

Afinal de contas, ela é a única disciplina isolada do Enem e, ainda, uma das provas com o maior peso, juntamente com Redação. 

É interessante que o aluno faça uma revisão final, aproveite os últimos dias antes da prova para rever pontos que considera mais difíceis, além de rever novos gráficos, tabelas e infográficos para fazer a correta interpretação desses recursos. 

Professor de Matemática dá dicas finais para se sair bem 


O professor de Matemática da Rede Chromos de Ensino, Marlon Silva, também dá suas dicas para o aluno ir bem na prova e ter o maior índice de acertos possível no gabarito do Enem 2021. 
 
Ele frisa que a prova de Matemática do Enem é bastante conteudista. Além disso, ele enumera alguns temas que podem cair na prova, como: razão; proporção; porcentagem; gráficos; geometria plana, espacial e analítica. 

“O aluno deve levar em consideração os gráficos que são mostrados e a organização do raciocínio lógico na hora de construir a resolução da questão”, explica. 

Quanto ao rascunho, o professor Marlon orienta que o aluno o faça de maneira limpa e organizada, para que, se precisar voltar ao rascunho, encontre rapidamente o número que buscava. 

Um aspecto igualmente importante é responder às questões fáceis e médias primeiro para, somente depois, voltar às questões difíceis. “Em média, 35 questões da prova são fáceis e médias”. 

E em relação ao tempo de prova, o professor Marlon ressalta que o aluno não precisa ficar tão preocupado, pois ele vai gastar em média 3 minutos em cada questão, sendo que algumas respostas vão levar até uns 5 minutos, mas em compensação, outras vão exigir de 30 segundos a 1 minuto. 
 
O professor Vinicius Thomaz, também da equipe do Chromos Colégio e Pré, compartilhou algumas dicas para você. Confira: 
 
  

Para concluir, você pode acompanhar o gabarito extraoficial do Enem com a parceria entre o portal Uai e a Rede Chromos de Ensino. O gabarito do 1º dia já está disponível neste link.

Aproveite para se inscrever aqui e ter acesso ao gabarito do 2º dia de prova e à análise dos professores do Chromos.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)