Publicidade

Estado de Minas ITA

Conheça o ITA e suas graduações

Saiba o por quê de tantos estudantes desejarem fazer parte dessa instituição


postado em 05/12/2019 17:00

Um sonho possível! Este é o slogan de uma das instituições de ensino superior com um dos vestibulares mais difíceis do Brasil: o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Alcançar uma das vagas nessa instituição não é resultado de sorte, e sim de muita dedicação aos estudos e sacrifícios.

O que é o ITA e como funciona?

O ITA é uma instituição pública de ensino superior vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB). A sua sede fica na cidade paulista de São José dos Campos. Os cursos disponíveis do ITA em Engenharia são nos níveis de graduação e pós-graduação.
Estudantes do ITA podem seguir carreira militar na FAB ou civil.(foto: FAB)
Estudantes do ITA podem seguir carreira militar na FAB ou civil. (foto: FAB)

São 110 vagas (22 reservadas a negros). Do total, 25 são para quem pretende seguir carreira no quadro de oficiais da FAB, enquanto as demais destinam-se a candidatos que não almejam o quadro de militares da Aeronáutica após a formação.

Podem participar do vestibular do ITA jovens de ambos os sexos com idade até 23 anos e ensino médio completo ou com conclusão prevista para o ano do fim do exame. Até 2019, o vestibular foi realizado em três etapas: prova múltipla escolha; prova dissertativa; e inspeção de saúde. Em 2020, teremos que aguardar o edital a ser lançado.

Os cursos do ITA na graduação têm duração de cinco anos. Nos  primeiros 24 meses, os alunos frequentam o Curso Fundamental, com uma base curricular dividida em departamentos: Matemática, Química, Humanidades, Computação e Engenharia Mecânica.
Campus do ITA em São Jose dos Campos, São Paulo(foto: FAB)
Campus do ITA em São Jose dos Campos, São Paulo (foto: FAB)

A partir do terceiro ano, inicia-se o conteúdo dos cursos específicos das Engenharias. Também são vistos fundamentos em Engenharia Ambiental, Direito, Administração e Economia. No fim dos estudos, os alunos passam pelo estágio curricular e desenvolvem o trabalho final de graduação.

Cursos de Engenharia disponíveis

Engenharia Aeronáutica
Forma engenheiros que trabalham diretamente com projetos de aviação. Os alunos aprendem sobre motores e turbinas, a partir de conteúdos de aerodinâmica, estruturas e mecânica do voo. Os profissionais podem trabalhar com a manutenção de aeronaves, fabricação de peças aeronáuticas e consultorias relacionadas à área.

Engenharia Eletrônica
Sistemas, equipamentos e dispositivos ligados à eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica fazem parte do universo de estudos da Engenharia Eletrônica. Sua principal aplicação volta-se para projetos aeronáuticos. Os engenheiros podem atuar no desenvolvimento de sistemas elétricos de automóveis e de computadores, dentre outros.

Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Os estudantes desenvolvem conhecimento e habilidade em Engenharia Mecânica, em geral. O diferencial fica para a especialização do curso, direcionada à mecânica aeronáutica, incluindo aeronaves e satélites. São vistos conteúdos de mecatrônica, sistemas térmicos e gestão industrial e financeira.
A parceria entre a NASA e o ITA vem desenvolvendo tecnologias na área aerospacial, como o satélite ITASAT-2.(foto: FAB)
A parceria entre a NASA e o ITA vem desenvolvendo tecnologias na área aerospacial, como o satélite ITASAT-2. (foto: FAB)

Engenharia Civil-Aeronáutica
A sólida formação do engenheiro civil-aeronáutico é garantia de vaga no mercado de trabalho. Isso porque o profissional torna-se apto a aplicar a teoria vista no curso na construção de projetos aeronáuticos. Trabalha-se, ainda, com planejamento e infraestrutura associadas a aeroportos e transporte e tráfego aéreos.

Engenharia de Computação
Eletrônica e tecnologia da informação são conteúdos fundamentais deste curso. Os alunos adquirem competência para aplicarem os conhecimentos de hardware e software em sistemas computacionais. Além de eletrônica básica e digital, são vistas as temáticas de tecnologia de programação e inteligência artificial. Matemática aplicada à ciência da computação também faz parte do currículo.

Engenharia Aeroespacial
Os interessados na concepção e construção de foguetes, satélites e veículos aeroespaciais encontram neste curso a formação consistente de que precisam. A  grade curricular traz conteúdos específicos da área como o de mecânica orbital. Temáticas básicas de propulsão, aerodinâmica, telecomunicações e dinâmica de voo também são lecionados.

Agora que você já viu quais as vantagens de se tornar aluno do ITA, é hora de se preparar. O Percurso Pré-Vestibular é o melhor preparatório online para o ITA com um preço especial para te ajudar nos estudos. Coordenado pelo prof. Pedro "Jesus" Bittencourt, em 2018, na sua primeira turma, aprovou 4 alunos no ITA e 11 no IME. Saiba mais aqui: www.percurso.com.br  

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade