(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BIOLOGIA

Saiba mais sobre doenças e perigos causados por enchentes

Conheça as principais doenças e como se prevenir nesse período de chuvas


postado em 04/12/2019 14:15 / atualizado em 04/12/2019 14:33

As chuvas voltaram com força em Minas Gerais, causando enchentes e alagamentos nas vias públicas, consequentemente, além dos perigos causados pelo aumento das águas, há também o risco de doenças infecto-contagiosas. Por isso faz-se um alerta sobre a necessidade de prevenção para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de agentes infecciosos.
Leptospirose é uma doença grave causada pela urina do rato, muito comum em enchentes e alagamentos.(foto: Biswarup Ganguly - Wikimedia Commons)
Leptospirose é uma doença grave causada pela urina do rato, muito comum em enchentes e alagamentos. (foto: Biswarup Ganguly - Wikimedia Commons)

Um dos principais problemas é a leptospirose, doença causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana. Se a pessoa tiver contato com a água ou a lama das enchentes precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor-de-cabeça. Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente e relatar que teve contato com alagamentos. 

Outra doença que pode surgir após o período de chuvas é a hepatite A, que pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.

Prevenção e cuidados especiais

É fundamental que se evite contato com as águas das enchentes. Caso isto não seja possível, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama. Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água das enchentes, pois, além do perigo das enxurradas e bueiros abertos, elas podem ficar doentes. Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.
Além do risco de ser levado pela força das águas, as enchentes podem trazer uma série de doenças.(foto: Reprodução - https://youtu.be/K1y6mHCEL5E)
Além do risco de ser levado pela força das águas, as enchentes podem trazer uma série de doenças. (foto: Reprodução - https://youtu.be/K1y6mHCEL5E)

Jogue fora medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.

Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar. Procure beber sempre água potável, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Se não tem certeza e para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água.

Os frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, próprios para diluir na água de beber e cozinhar, podem ser encontrados em farmácias ou supermercados. Na falta dessas opções, utilize água sanitária, tomando o cuidado de adquirir apenas aquelas que tenham registro e não contenham outras misturas, como perfumes.

Como realizar a limpeza da sua casa após o alagamento

Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água providencie a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos), descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova – com escova, sabão e água limpa – a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa. Isso vai prevenir também repositórios de água parada, eliminando a possibilidade da sua casa se tornor um foco de mosquitos transmissores da dengue e da zika - muito comuns no verão.
Uso de botas é fundamental para prevenir doenças ao andar na lama ou em área com alagamentos.(foto: J.T. Armstrong)
Uso de botas é fundamental para prevenir doenças ao andar na lama ou em área com alagamentos. (foto: J.T. Armstrong)

Esses cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas, especialmente a leptospirose, que nos casos mais graves pode até levar à morte.
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)