Publicidade

Estado de Minas ENEM 2019

Revisão de Parasitoses para o Enem 2019

Professor de Biologia revisa as doenças que mais caem na prova


postado em 08/11/2019 14:21

No próximo domingo (10/11) ocorre a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nessas provas serão cobradas 15 questões de Biologia. Para ajudar os participantes do exame, o Percurso Pré-Vestibular com o portal UAI preparou uma aula especial sobre Parasitoses com o prof. Pagy, um dos os conteúdos que mais caem dos últimos 3 anos (2016, 2017 e 2018) nas questões de Biologia. Confira:

Parasitoses

São infecções causadas por parasitas - normalmente vermes - que constituem um importante problema de saúde pública mundial, bastante relacionado às condições de saneamento básico, educação e habitação.

Parasitas mais comuns

Ascaris lumbricoides (Lombriga) - são cilíndricos, esbranquiçados e medem entre 15 e 40 cm de comprimento. Podem ocorrer manifestações como cólicas abdominais, náuseas, desconforto abdominal e carências nutricionais. Os ovos podem ser encontrados nas fezes do hospedeiro e verme adulto e serem eliminados pela boca, nariz e ânus.

Ascaris lumbricoides - causam anemia e afetam regiões sem saneamento básico.(foto: Wikicommons)
Ascaris lumbricoides - causam anemia e afetam regiões sem saneamento básico. (foto: Wikicommons)

Oxiurus vermicularis (Oxiurus) - o parasita aloja-se nas partes terminais do intestino grosso (ceco e reto). Produz coceira anal e vulvar. O ato de coçar pode lesar ainda mais a região, possibilitando infecção bacteriana secundária, inclusive na região da vagina. O principal mecanismo de auto-infecção é quando a criança ou o adulto leva os ovos da região perianal à boca.

 

Taenia (Tênia) - Verme achatado que chega a medir 9 m de comprimento. É o maior verme que existe, podendo eliminar de 30 a 60 mil ovos por dia. Podem causar fadiga, irritação, anorexia, náuseas, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ou constipação.

Tênia ou solitária - um dos parasitas mais comuns e perigosos no homem.(foto: Frédéric BISSON)
Tênia ou solitária - um dos parasitas mais comuns e perigosos no homem. (foto: Frédéric BISSON)

Como se transmite?

As parasitoses podem ser adquiridas a partir da ingestão de larvas e ovos encontrados no solo, nos alimentos ou na poeira. Por isso é importante que se tomem medidas profiláticas baseadas na manutenção da educação sanitária, construção de fossa séptica, proteção dos alimentos contra poeira e insetos e higiene diária do corpo, principalmente das mãos, das roupas íntimas e de cama.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais frequentes e comuns, dependendo da infestação, são: dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, vômito, náuseas, perda de peso, tosse, anemia e prurido anal.

Profilaxia

O objetivo do tratamento é interromper a transmissão desses parasitas, devendo-se utilizar medidas sanitárias e de higiene e, conforme orientação médica, medicações específicas e com espectro capaz de atuar sobre vários parasitas, uma vez que pode haver infecção por mais de um agente simultaneamente.

 

Artigo do Percurso Pré-Vestibular e Enem.

 


Publicidade