Publicidade

Estado de Minas ENEM

Conteúdos que mais caem em Física no ENEM

Conheça as matérias de maior destaque nas questões de Física na prova de Ciências da Natureza


postado em 15/10/2019 09:20 / atualizado em 23/10/2019 17:12

Física é uma das disciplinas em que os alunos tem mais dificuldade na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse exame, são cobradas 15 questões de Física, muitas vezes englobando conhecimentos interdisciplinares com aplicações ao dia a dia.

Ondas e Circuito Elétrico respondem por 45% das questões de Física na prova do Enem.(foto: Futurism.com/Victor Tangermann)
Ondas e Circuito Elétrico respondem por 45% das questões de Física na prova do Enem. (foto: Futurism.com/Victor Tangermann)

O que cai mais em Física 

Segundo o professor de Física, Franklyn Laporte, o aluno será cobrado a partir de uma ementa extensa que envolve muitas fórmulas, porém - estatísticamente falando - mais da metade das questões são previsíveis com conteúdos específicos. "Pode-se dizer que 45% das questões são sobre Ondas e Circuitos nos últimos três anos, logo ter dominínio dessas disciplinas é fundamental para o sucesso na prova" explica Franklyn.  Outros conteúdos de destaque são Calorimetria (9%), Trabalho e Energia (9%) e Cinemática (9%). O restante da prova é formado por exercícios equilibrados das outras disciplinas da Física. Veja a tabela completa abaixo:

Há poucas semanas para a prova, o professor aconselha o aluno revisar questões estilo ENEM e praticar bastante com exercícios, especialmente nesses conteúdos que mais caem. "Não deixe também de ter momentos de relaxamento intercalados com o estudo, pois excesso de cansaço e nervosismo não ajuda ninguém. Você não vai querer ter um branco na prova, não é?" diz ele.   

 

Dicas para as questões de Física no Enem: 

  • Saiba as fórmulas para ganhar tempo.
  • Desenhe todas as forças envolvidas no exercício.
  • Leia com cuidado o comando da questão e responda exatamente o que ela pede. 
  • Esteja afiado em ondulatória e circuito. Lembre-se, são 45% das questões. 
  • Tenha atenção com as medidas utilizadas. Transforme-as caso as opções exijam. 
  • Deixe as questões difíceis para o final. 

Artigo de Física desenvolvido pelo Percurso Pré-Vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade