(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ENEM

O que você deve estudar em Matemática para o ENEM

Professor mostra os conteúdos mais recorrentes para você gabaritar na prova


postado em 14/10/2019 10:20 / atualizado em 14/10/2019 10:46

Para se garantir em qualquer curso desejado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o aluno tem que ter uma boa performance na prova de Matemática. São 45 questões, sendo 25% de nível fácil, 50% de nível médio e 25% de nível difícil. Pela metodologia de correção utilizada, o TRI (Teoria de Resposta ao Item), é fundamental que o participante tenha uma estratégia no exame, priorizando as fáceis e médias - e, se houver tempo, as difíceis.

25% das questões da prova de matemática no Enem são de matemática comercial.(foto: Freepik)
25% das questões da prova de matemática no Enem são de matemática comercial. (foto: Freepik)
 

Segundo o professor de Matemática, Renato Ribeiro, do Percurso Pré-Vestibular, o aluno deve revisar seus estudos nos conteúdos que mais foram cobrados nos últimos ENEMs. "Como a prova de exatas não existe questões ideológicas que poderiam ser alteradas pelo Inep, podemos esperar as questões no mesmo formato dos anos anteriores" conclui Renato.

Conteúdos que mais caem na Matemática do Enem 

 

De 2016 até 2018, o conteúdo mais cobrado foi Matemática Comercial, estando presente em 25% das questões. Seguindos por Função (17%) e Geometria Plana (15%), veja o quadro a seguir. "Por ser uma prova transdisciplinar, a matemática no Enem é relacionada com aplicações práticas do dia a dia, de realizar compras em supermercado, calcular operações financeiras básicas" explica o professor. Para ele, a maioria das pessoas conhecem bem essas operações, mas como não são treinadas para realizá-las em um prova, acabam cometendo erros que podem comprometer seu desempenho, pois normalmente são questões fáceis.

Outra dica do professor é dominar a estatística. Segundo ele, o nível exigido na avaliação desse conteúdo é básico, e está presente em 10% das questões o que pode ajudar bastante o aluno em aumentar sua nota. Por fim, nas últimas semanas antes da prova, treine bastante fazendo exercícios e tenha a convicção que está fazendo o melhor. Espante a baixa estima e a insegurança, agora é seu momento.

 

Dicas para a prova de Matemática 

 

  • Faça primeiro as questões fáceis e depois médias. Só foque nas díficeis depois. 
  • Se acertar as fáceis e médias, sua pontuação em matemática estará bem acima da média.
  • Não deixe nenhuma questão em branco. 
  • Tenha calma e lembre-se: ninguem sabe tudo. Faça seu o melhor. 

 

Renato Ribeiro é professore de Matemática do Percurso Pré-Vestibular e Enem

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)