(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desempenho de meninas em Matemática melhorou nos últimos anos, diz Unesco

Diferença de gênero desaparece ao longo do percurso escolar


03/05/2022 00:00

Desempenho de meninas em Matemática melhorou nos últimos anos, diz Unesco
Desempenho de meninas em Matemática melhorou nos últimos anos, diz Unesco (foto: Educa Mais Brasil)

O desempenho de meninas matriculadas na educação básica melhorou na disciplina de Matemática, diminuindo a diferença em relação aos meninos. A disparidade reduziu nos últimos 20 anos, mesmo em países mais pobres e, em alguns locais, as meninas superaram os meninos nesta área, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), divulgado esta semana.  


O estudo analisou as diferenças de gênero em 120 países, incluindo o Brasil. O documento de gênero anual da Unesco analisou dados do ensino fundamental e médio, tanto de desempenho, quanto de permanência na escola.  


Em relação à Matemática, os dados indicam que os meninos têm um desempenho melhor do que as meninas, nos primeiros anos do ensino fundamental, mas essa diferença de gênero desaparece ao longo do percurso escolar. 


"Nos últimos 20 anos, avanços gigantescos foram feitos na educação de meninas e mulheres. Hoje, praticamente tanto meninas quanto meninos podem ter acesso à aprendizagem e completar os estudos a diferença entre os gêneros é agora inferior a 1%", afirmou, no relatório, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay 


Para a Unesco, o combate às desigualdades de gênero deve ser feito considerando os diversos dados disponíveis e envolvendo diversos atores sociais, como políticos, pais, comunidades, empresas e líderes religiosos. 

"A reforma da igualdade de gênero na educação não pode ser feita apenas pelo governo sozinho, ela requer a atenção de todos os atores", destaca a organização.  

 

*Com informações da Agência Brasil 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)