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Estado de Minas

Brasil tem uma professora de Inglês para cada 300 alunos, revela pesquisa

Mulheres são maioria lecionando Inglês na educação básica


29/09/2021 00:00

Brasil tem uma professora de Inglês para cada 300 alunos, revela pesquisa
Brasil tem uma professora de Inglês para cada 300 alunos, revela pesquisa (foto: Educa Mais Brasil)

No Brasil, a maioria dos professores de  Língua Inglesa  (80,34%), na educação básica, é do sexo feminino, enquanto 19,66% são do sexo masculino. Juntos, totalizam cerca de 172.030 professores do idioma, segundo estatísticas do  Observatório para o Ensino da Língua Inglesa , pesquisa inédita disponibilizada pelo British  Council  


A pesquisa ressalta que, de modo geral, os docentes não ensinam exclusivamen te  Inglês  e trabalham com turmas de outras línguas ou de outras matérias, em diferentes escolas e etapas de ensino. A sobrecarga de trabalho chama atenção.  Cada profissional leciona, em média,  para cerca de 300 estudantes , segundo o Observatório  


Considerando as redes públicas e privadas, cerca de  29,42% do total de turmas de  L íngua  I nglesa, em todas as redes,  são orientados por  docentes com titulação adequada  (L etras: inglês   ou  L etras:  português-inglês) . Conforme a pesquisa, o s estados com maiores percentuais de turmas em que os docentes têm graduação em letras, mas sem formação linguística em inglês (grupo C), são Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco e Santa Catarina. O maior percentual nesse  grupo é de São Paulo (87,09%).  


Para a diretora do   British  Council Thaiane  Rezende, é muito importante entender o perfil, as necessidades e potencialidades dos docentes que lecionam língua inglesa no Brasil, organizando evidências empíricas, conforme ente nde o governo britânico, que trabalha na perspectiva de parceria respeitando os contextos e saberes de cada país.   "Enxergamos as professoras e os professores como agentes de mudança capazes de provocar impacto positivo na aprendizagem de inglês nas escolas  públicas brasileiras, por isso a produção de diagnósticos como este",  afirma .  

 

Sobre a pesquisa  


O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa é uma plataforma on-line promovida pelo governo britânico e desenvolvida pelo British  Council . Para chegar aos resultados foram utilizadas fontes como o Censo Escolar da Educação Básica 2020 e o Censo da Educação Superior 2019, que são os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os pesquisadores analisaram dados de perfil como gênero, raça e idade e de formação, carga de trabalho e regime de contratação.  


P ara compreender o perfil de futuros profissionais  também  foram avaliados os dados relativos à formação inicial de docentes de língua inglesa, a partir dos  micro dados do Censo da Educação Superior 2019.  

A pesquisa é resultado do programa do governo britânico UK- Brazil   Skills  for  Prosperity , conduzido no Brasil por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos e liderado pela Fundação  Lemann , incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e o British  Council . Com o estudo espera-se incentivar debates, compartilhamento de experiências e produção de conteúdos para o fortalecimento do ensino e aprendizagem do Inglês no Brasil.  


As informações  na íntegra  podem ser obtidas em uma sessão interativa do  Observatório , que permite ao público o acesso a dados específicos de seus estados e municípios, e aos cruzamentos de informações para conhecer as realidades locais do ensino de língua inglesa.  

 

*Com  informações da Agência Brasil  


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