(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PAULO FREIRE

100 anos de Paulo Freire: Google faz homenagem ao educador

Educador, natural de Recife, capital de Pernambuco, completaria 100 anos de idade neste domingo


19/09/2021 11:26 - atualizado 19/09/2021 11:35

'100º aniversário do Paulo Freire', diz Doodle em homenagem ao educador
'100º aniversário do Paulo Freire', diz Doodle em homenagem ao educador (foto: Divulgação/Google)
Educador brasileiro reconhecido no Brasil e também fora do país, Paulo Freire recebeu uma homenagem do Google neste domingo (19/9),  dia em que completaria 100 anos de idade. Freire estampa o Doodle  - versão modificada do buscador de notícias e informações - da presente data.

Freire também é considerado um dos filósofos mais influentes do século XX, com vários livros escritos e diversas premiações ao longo de sua vida. Ele nasceu em 19 de setembro de 1921, no Recife, capital de Pernambuco, e passou a vida defendendo uma educação que transformasse o mundo.

Criou um método de alfabetização de adultos, que deu certo em Angicos, Rio Grande do Norte, mas logo foi perseguido pela ditadura militar e teve de deixar o Brasil. No exílio, suas ideias se espalharam e começou a consagração internacional.

Voltou ao país natal em 1979 e foi secretário de Educação na Prefeitura de São Paulo até 1991. Freire foi um dos pioneiros de uma pedagogia crítica, preocupada em formar cidadãos.

Seu livro "Pedagogia do Oprimido" é o terceiro mais citado de todos os tempos em pesquisas da área de ciências sociais. Mais até que "A Interpretação dos Sonhos", de Sigmund Freud. Freire morreu em 1997, aos 75 anos, ao sofrer um ataque cardíaco devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)