(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXAME NACIONAL

Confira dicas de como se preparar para o Enem 2021 sem sair de casa

O exame será aplicado em novembro, por isso, é preciso estar preparado para as provas


07/07/2021 15:06 - atualizado 20/07/2021 11:22

Confira dicas de como se preparar para o Enem 2021 sem sair de casa(foto: Educa Mais Brasil)
Confira dicas de como se preparar para o Enem 2021 sem sair de casa (foto: Educa Mais Brasil)

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes do país é, sem dúvidas, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A data de aplicação se aproxima e se preparar para a maior avaliação de acesso ao ensino superior do país não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de pandemia.  

 

Muitos candidatos precisaram se adaptar ao novo normal e tiveram que se dedicar ainda mais aos estudos para garantir um bom desempenho na prova. Ingressar em um cursinho pré-vestibular pode ser uma solução, afinal, o ambiente permite uma troca de conhecimento entre o estudante e os profissionais.  

 

Mas os participantes que decidem estudar por conta própria precisam de um esforço maior, já que ao revisar os conteúdos sozinho o próprio vestibulando é quem vai monitorar todo o tempo de estudo, não terá professores e criará a própria rotina. Por isso, separamos dicas para ajudar neste momento.   

 

1 – Organize um local para estudar 
 

Para se concentrar melhor na hora dos estudos é fundamental ter um ambiente adequado. Busque em casa um espaço onde você possa ficar só com os seus livros, cadernos e papéis de anotações. Dê preferência para um lugar com ventilação e livre de barulhos altos. Converse com a sua família. É importante que eles saibam que todos os dias naquele determinado horário você estará focado nos estudos. 
 

2 – Leia o edital atentamente 
 

Assim como quem se prepara para concursos, quem vai prestar vestibular também deve conhecer bem o edital. Nele, além dos conteúdos e áreas que devem ser estudadas, você também encontrará os critérios de como deve ser elaborada a redação, que é uma das partes mais importantes da prova, além de encontrar outras regras que devem ser de conhecimento de todos os inscritos. 
 

3 – Acesse sites com bons conteúdos gratuitos e provas anteriores 
 

Existem diversos sites gratuitos na internet que abordam os conteúdos que caem na prova do Enem, um deles é o%u202FGuia Enem. O site reúne as principais matérias que estão presentes no Enem e outros vestibulares, como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia e Inglês. Outra opção é consultar o site do Inep, onde você encontra todas as provas anteriores para estudar. 
 

4 – Diversifique com videoaulas gratuitas 

 

Através do YouTube, é possível conferir conteúdos gratuitos, disponibilizados em diversos canais. Os assuntos são variados e lá é possível encontrar aulas completas de Matemática, Física, Química, Português, entre outras matérias. Separamos uma lista com playlists, confira abaixo:  

 

5 – Perfis no Instagram que compartilham conteúdos educacionais 

 

O%u202FInstagram%u202Fé uma das maiores redes sociais do mundo. Com cerca de um bilhão de usuários ativos, a plataforma se tornou ainda mais popular durante a pandemia, pois as pessoas aumentaram o tempo que gastam no aplicativo.  

 

Os jovens brasileiros gastam, em média, 1h32 minutos na rede social, de acordo com a Cuponation. Se você faz parte do grupo que adora passear em%u202Ffeeds%u202Fe%u202Fstories, está na hora de aproveitar este tempo para investir em seus estudos. 

 

Pensando nisso, separamos alguns perfis que compartilham conteúdos que podem te ajudar na hora de organizar os estudos e manter a rotina para se sair bem no exame.  

 

@professorpaulinhokuririn%u202Fé administrado pelo professor de Letras/Inglês Paulo Faria de Paula, 29 anos. Na página, é possível encontrar notícias a respeito de editais e concursos, dicas para aprimorar sua redação, além de lives e pequenas aulas no IGTV. Para as pessoas que estão se preparando para concursos ou o Exame Nacional do Ensino Médio, o perfil pode ser uma forma de garantir boa pontuação na redação. 

 

O perfil%u202F@interpretaenem%u202Fpode ser uma ótima pedida para quem precisa estudar para o Enem, mesmo com as escolas fechadas. Lá estão disponíveis dicas de aprendizado, notícias sobre a prova nos stories e vídeos no IGTV. A página é administrada pelo professor Lauro Rafael Lima, doutor em linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

 

O estudante Enzzo Queiroz publica resumos em seu perfil de estudos%u202F@estudapotter. Ele dá dicas de estudos, materiais e conteúdos que costumam cair nos vestibulares. O perfil reúne diferentes matérias e tem auxiliado outros jovens que sonham com o ensino superior.%u202F 

 

Voltado para quem deseja ingressar em Medicina, no @focados_na_aprovacao%u202Fé possível encontrar resumos, mapas mentais e dicas que podem ajudar a se preparar. Além disso, a página disponibiliza mensagens motivacionais para os seguidores se manterem focados.  

 

5 – Estude com o Educa Mais Brasil  

 

 

O Educa Mais Brasil Explica disponibiliza uma%u202Fplaylist%u202Fno canal do YouTube gratuita, com videoaulas preparadas por professores das áreas de conhecimento que caem no Enem. As aulas são curtas, mas bem objetivas, com conteúdos das áreas de: História, Gramática, Literatura, Interpretação Textual, Redação, Química, Língua Portuguesa e muito mais.  


6 – Aplique um método de estudo 
 

Existem diversos métodos de estudo que você pode utilizar para auxiliar na memorização e produtividade como os:%u202Fflashcards,%u202Fmapas mentais, método%u202Fpega-varetas%u202Fe%u202Fpomodoro
 
As inscrições para o Enem 2021 seguem abertas até o dia 14 de julho, na%u202FPágina do Participante%u202Fe as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro na versão impressa e digital. 
 

-->

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)