(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO NO BRASIL

Governo Bolsonaro demite 4º presidente do INEP em cinco meses

O Inep é responsável pela elaboração do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, envolto em muitos problemas na gestão Bolsonaro


26/02/2021 08:25 - atualizado 26/02/2021 08:58

-->-->-->-->

Alexandre Lopes ficou apenas cinco meses no cargo(foto: INEP/Divulgação)
Alexandre Lopes ficou apenas cinco meses no cargo (foto: INEP/Divulgação)

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sofreu mais uma baixa entre seus colaboradores. Foi exonerado na madrugada desta sexta-feira (26/02) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes.

 

Lopes é o quarto a ser demitido do cargo no -prazo de apenas cinco meses. Em meio ao desgaste, a realização do Enem segue colecionando problemas na gestão do governo Bolsonaro.

 

A demissão  está publicada na edição desta sexta do Diário Oficial da União, com a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. Um substituto ainda não foi nomeado.

 

Lopes assumiu em maio de 2019 ao ficar no lugar do ex-delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi - que também foi demitido.


Dança das cadeiras

 

Alexandre Lopes foi o quarto nome, em menos de cinco meses, a ocupar a presidência do Inep:

 

  • Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer, foi demitida em 14 de janeiro.

  • Marcus Vinicius Rodrigues a substituiu. Ele foi a primeira nomeação do governo Bolsonaro para o Inep e permaneceu por apenas três meses no posto. Acabou demitido após se envolver em polêmica sobre a desistência de se avaliar a alfabetização, ainda sob o comando do então ministro da Educação Ricardo Vélez.

  • Elmer Vicenzi foi anunciado em 15 de abril pelo então ministro da Educação Abraham Weintraub e ficou só 18 dias no cargo. Saiu no dia 16 de maio. O ex-presidente defendia a divulgação dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais.

  • Um dia depois, Lopes foi anunciado como novo ocupante do órgão.

Currículo

 

Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Univerdidade de Brasília (UnB), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes exerceu a função de Diretor Legislativo na Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Lopes já exerceu diversas funções na Administração Pública, tais como secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.

O que é o Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Criado em 1932 sob o nome de Instituto Nacional de Pedagogia,o objetivo do órgão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo. 

Estão sob a responsabilidade do Inep o Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb); o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e demais Indicadores Educacionais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)