(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enem: professor comenta quais assuntos são mais cobrados em História

Segundo Reinado merece a atenção do estudante nessa reta final


12/01/2021 16:04

Enem: professor comenta quais assuntos são mais cobrados em História(foto: Educa Mais Brasil)
Enem: professor comenta quais assuntos são mais cobrados em História (foto: Educa Mais Brasil)

Na reta final de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a recomendação de professores é que o momento seja dedicado às revisões. Marcado para ter a primeira prova aplicada nesse domingo (17), o Enem costuma cobrar dos estudantes o conhecimento interdisciplinar.


Diante da pouca falta de tempo para rever todo o conteúdo, é estratégico prestar atenção aos assuntos mais recorrentes no exame. Na disciplina de História, por exemplo, o professor Murilo Mello destaca que existem três assuntos que são mais cobrados nas provas do Enem e, por isso, merecem a atenção do estudante.


"Nas últimas provas o que mais caiu em História foi História do Brasil. Segundo Reinado e Ditadura Militar, respectivamente. Se a gente somar todas as provas, os assuntos mais cobrados seriam Segundo Reinado, em primeiro, e Era Vargas, em segundo", explica o professor que leciona nos colégios Módulo, Integral, Bom Pastor e Bernoulli.


O professor pontua, ainda, a importância de contextualizar os assuntos e não ficar limitado aos fatos de cada um. Também é interessante que o aluno visualize o passado ao qual está estudando para facilitar sua compreensão acerca do tema e contexto histórico.


Tão importante quanto seguir as dicas acima é resolver questões de exames anteriores para entender qual é a dificuldade das questões e como o assunto é cobrado no Enem.


E-book Enem Check


Para auxiliar em todas as disciplinas cobradas no exame mais esperado pelos estudantes, o Enem, o e-book Enem Check traz um cronograma gratuito de estudos para todas as áreas do conhecimento abordadas nas provas.


Dentre o conteúdo abordado, o material indica filmes, séries e livros que contribuem para complementar os conhecimentos de forma mais espontânea.


O e-book também ajuda a descobrir quais são os assuntos mais cobrados no Enem em todas as disciplinas. 


Enem 2020


Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O Enem 2020, que foi adiado para este ano por causa da pandemia do novo coronavírus, terá uma versão impressa a ser realizada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


Até o momento não há previsão de novo adiamento das provas, conforme anúncio do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.


Para tanto, serão adotadas medidas de segurança em todos os dias de aplicação do exame, tanto para a avaliação impressa quanto digital. Dentre as medidas anunciadas pelo Inep estão: redução de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes; uso obrigatório de máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de eliminação do exame e disponibilização de álcool em gel em todos os locais de aplicação.


Quem for diagnosticado com Covid-19 ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame não deverá comparecer ao local de prova e precisará entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, para pedir reaplicação do exame.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)