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Estado de Minas

Professores se sentem mais preparados para o ensino online, aponta pesquisa

Mais de 300 profissionais opinaram sobre o tema, comparando com início da pandemia


19/10/2020 18:07

Professores se sentem mais preparados para o ensino online, aponta pesquisa(foto: Educa Mais Brasil)
Professores se sentem mais preparados para o ensino online, aponta pesquisa (foto: Educa Mais Brasil)

A International School, com apoio do edc Collab - Educational Development Centre, plataforma colabo-rativa co-criada em 2019 por professores de todo o país, entrevistou mais de 300 docentes de diferentes etapas de ensino para investigar o sentimento deles em relação ao ensino online, motivado por conta da pandemia de Covid-19. Para 82,4% deles, o sentimento é de extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico. No começo da pandemia, apenas 52,9% se sentiam extremamente ou muito confiantes. 


A pesquisa foi feita com docentes que ensinam em 26 estados e no Distrito Federal, em 118 cidades brasileiras, e mostra ainda que 96,6% dos professores relataram impacto no tempo de preparo das au-las, o que pode ter contribuído para o desgaste físico e emocional. 


Entre os entrevistados, 91,7% afirmaram ter procurado ajuda psicológica durante esse período e 8,3% não buscaram plataformas de aconselhamento de saúde mental. Quanto ao sentimento de preparo emocional comparado ao início da pandemia, o número teve uma leve queda, caindo de 64,6% para 58,5%. 


"A área da educação foi uma das mais afetadas nesse contexto, e para os professores, o peso é ainda maior: as expectativas depositadas foram enormes, pois esperava-se que eles resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes - em um contexto total-mente diferente e sem terem tido, na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação ade-quada prévia para iniciar as aulas remotamente", comentou a gerente do Educational Development Centre da International School, Catarina Pontes.


Aos mais de 300 professores indagados na pesquisa, 49,5% têm atuação direta na educação infantil, 63,40% no fundamental e 11,70% no ensino médio. Dados colhidos na pesquisa mostraram o tipo de dispositivos utilizados pelo professor nas aulas online, sendo 19,7% desktop com internet, 83,7% laptop com internet, 45,5% celular com internet e 7% tablet com internet.


*Com informações da Agência Brasil


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