(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Ajuda

Estudantes de MG recebem computadores para auxiliar em aulas remotas

Projeto do Cefet-MG recolhe doações de computadores para alunos que não têm equipamentos ou acesso a internet


09/09/2020 12:20 - atualizado 09/09/2020 14:42

(foto: Pixabay/Reprodução)
(foto: Pixabay/Reprodução)

Para muitos alunos, assistir aulas remotamente não é tão simples como se pensa. O problema pode vir justamente da falta de equipamentos ou conexão com a internet, o que é uma realidade para muitos. Coordenada pela educadora Sílvia Calmom, ação do Departamento de Computação (Decom) do Cefet-MG, atua nesse sentido. A ideia é recolher doações de computadores, ainda que precisem de consertos, e disponibilizá-los aos estudantes que necessitam.

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa enviada pelo departamento a estudantes de todos os cursos e campi da instituição, levantando dados sobre o acesso digital desses jovens. "Eu quis saber qual era o tamanho da exclusão digital dos alunos do Cefet-MG. Quantos alunos realmente não tinham acesso à internet nem computadores e que poderiam ser prejudicados. Além disso, qual era o perfil de acesso dos alunos: velocidade, tipo de acesso, equipamentos disponíveis, entre outros", esclarece a professora.

O questionário atinge aproximadamente 36% dos alunos da instituição. Entre os resultados, ficou aferido que 2,4% não possuíam acesso à internet em casa e 11% não tinham computador. Com este ponto de partida, Sílvia começou uma campanha de arrecadação de computadores usados para recuperação e reparos e entrega aos alunos. "A princípio, parentes e amigos entregaram seus equipamentos antigos e depois algumas pequenas empresas também participaram", conta.

Além de computadores completos, também foram doadas partes de computadores e componentes. O projeto recebe computadores, mesmo que estejam com algum problema, monitores, teclados, mouses, HD e demais equipamentos. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail apoiodecom@cefetmg.br. São procurados ainda voluntários que possam auxiliar na busca e entrega das doações e nos consertos dos equipamentos.

A iniciativa tem apoio da Coordenação de Política Estudantil, que identificou alunos em necessidade - mais de 30 já foram beneficiados. O Cefet-MG também desenvolve outras maneiras de assistência a estudantes que precisam acompanhar o chamado ensino remoto emergencial. Cerca de 2 mil alunos em situação de vulnerabilidade foram auxiliados com o pagamento de uma bolsa emergencial para aquisição de pacote de dados, além do edital para o Processo Seletivo para Inclusão Digital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)