(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia do Psicólogo: profissionais realizam ações que ressaltam interação saudável na internet

Arvorar investe no crescimento pessoal de adolescentes também no ambiente virtual


27/08/2020 16:06

Dia do Psicólogo: profissionais realizam ações que ressaltam interação saudável na internet(foto: Educa Mais Brasil)
Dia do Psicólogo: profissionais realizam ações que ressaltam interação saudável na internet (foto: Educa Mais Brasil)

"Você acha que a tecnologia serve a você ou você serve à tecnologia?". Essa foi uma das últimas indagações do @content.vc no Instagram. A cada postagem, o perfil discute e busca refletir qual uso fazemos da internet e como cultivar um bom proveito dela sem que isso acabe prejudicando nossas relações no mundo offline. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, muitas atividades foram transferidas para o digital, aumentando a cautela com o tempo que gastamos e as relações que construímos em frente às telas. 


Mas se há profissionais que podem trabalhar isso com propriedade, eles são os psicólogos que, hoje (27), inclusive, comemoram o Dia do Psicólogo em todo o país. Se antes eles chamavam atenção dos pacientes para o uso moderado das plataformas digitais, agora passaram, também, a estar mais conectados nas redes para dar sequência às suas atividades e acompanhamentos terapêuticos. 


O que não mudou foi a defesa de espaços de convivência mais saudáveis também na internet. Essa é uma das principais filosofias do Arvorar Desenvolvimento Humano que há cinco anos desenvolve ambientes de construção de amizades, crescimento pessoal e afetos entre adolescentes, jovens e adultos. Com a pandemia, as atividades presenciais foram adaptadas para o contexto virtual, sem perder a essência principal: o contato humano saudável e enriquecedor.


"O que nos motivou a criar o Arvorar foi o fato de que vivíamos em um mundo tão virtualizado, onde as relações se davam basicamente pela internet. O contato humano estava se perdendo. Então, o Arvorar foi pensado para suprir um pouco isso. E aí veio a pandemia e tivemos que nos reinventar, justamente no campo virtual", explica o psicólogo Eduardo Santos, um dos criadores do projeto.


Recentemente, o programa lançou a versão digital do Arvorar Jovem, destinada a adolescentes de 11 a 17 anos, com o tema "Cultivando o bem-estar emocional em tempos de pandemia". A premissa segue a mesma dos encontros presenciais. A diferença é que agora não há delimitação geográfica, podendo participar interessados de qualquer lugar do mundo. 


"A essência do Arvorar é ser um programa de empoderamento juvenil. É um espaço de crescimento pessoal e coletivo. Nós acreditamos muito no potencial transformador que o adolescente tem. Tanto na transformação da própria vida, como na do seu entorno. Oferecemos no Arvorar um espaço de convivência, recreação e ação", destaca Eduardo. 


Atividades de autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades de socialização fazem parte do programa. Agora, tudo foi adaptado para o ambiente virtual, para mostrar aos adolescentes como encontrar caminhos saudáveis na internet para, posteriormente, colocar em prática quando a interação física for mais segura. "Nossa intenção é a formação de vínculos mais saudáveis e produtivos. É um espaço para fortalecer os laços de amizades", conclui o psicólogo.


Cartilhas de bem-estar


O que não falta são boas atitudes de promoção de bem-estar mental na internet. Aplicativos como Lojong, Mediotopia e Medite-se oferecem exercícios rápidos e guiados de meditação que podem ajudar no controle da ansiedade. Além disso, outras ações realizadas por psicólogos oferecem serviços gratuitos para auxiliar na melhoria do bem-estar mental. 


A Liga Acadêmica de Terapia Cognitivo-Comportamental (LATCC), grupo de extensão formado por alunos e professores de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), por exemplo, desde o início da pandemia transferiu suas atividades para as redes sociais digitais. 


Além de eventos on-line, o grupo tem produzido cartilhas sobre saúde mental na pandemia, abordando temas como ansiedade, convivência entre pais, avós e filhos e empatia. "O conhecimento tem que ser abrangente, atingir o máximo possível de pessoas. Por isso, as cartilhas são gratuitas e têm linguagem simples, apesar de haver uma construção teórica por trás", explicou a psicóloga e professora de Psicologia da Uerj Angela Donato Oliva, em entrevista ao site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para conferir mais, basta clicar aqui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)