(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UFMG é melhor universidade federal em ranking de revista britânica

Instituição é a única brasileira a figurar no grupo das 25% melhores


21/02/2020 10:00 - atualizado 21/02/2020 10:10

Na foto, reitoria da UFMG no câmpus Pampulha, em Belo Horizonte(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 09/10/2019)
Na foto, reitoria da UFMG no câmpus Pampulha, em Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 09/10/2019)


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição federal de ensino superior brasileira com melhor classificação no ranking Emerging Economies University Rankings 2020, da revista britânica Times Higher Education (THE). Pela primeira vez, a universidade mineira aparece no grupo das 25% melhores entre todas as instituições avaliadas. Além disso, é a única brasileira a figurar nessa porcentagem. 

Segundo a UFMG, 533 universidades de 47 países ou regiões estão no ranking em 2020, que avalia mais de 30 áreas do conhecimento.  “A UFMG alcançou a quarta colocação no Brasil (132º lugar geral), atrás da USP (14ª posição geral), Unicamp (55ª colocação) e a PUC-Rio (88º lugar). A segunda federal brasileira mais bem posicionada no levantamento é a UFRGS (134º lugar geral)”, diz a instituição. 

Outras universidades mineiras também aparecem em outras posições no ranking, como a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas), e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

No Emerging Economies University Rankings, são consideradas as instituições de países classificados como “emergentes avançados”, “emergentes secundários” ou de “fronteira” pelo Financial Times Stock Exchange Group (FTSE), organização independente, de propriedade da Bolsa de Valores de Londres e do jornal The Financial Times, que cria e gerencia índices de ações. O Brasil está classificado como nação emergente avançada.

Conforme a universidade, a avaliação considera os seguintes indicadores e pesos na nota atribuída a cada instituição: Ensino (30%), Pesquisa (30%), Citações (30%), Imagem Internacional (7,5%) e Integração com a Indústria (2,5%).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)