(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em 2020, Fies passará por reformulações; confira quais são

Modalidade P-Fies também será contemplada com mudanças


postado em 26/12/2019 15:01 / atualizado em 26/12/2019 16:30

Em 2020, Fies passará por reformulações; confira quais(foto: Educa Mais Brasil)
Em 2020, Fies passará por reformulações; confira quais (foto: Educa Mais Brasil)

No próximo ano, estudantes que optarem pelo Financiamento Estudantil terão que se atentar às mudanças no financiamento. Uma delas, aprovadas pelo Comitê Gestor do Fies, é que o programa passará a exigir nota mínima de 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da redução oferta de vagas financiadas em 2021. Ainda continua valendo a regra de nota média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem.


Ficou também mais difícil mudar de curso dentro da instituição de ensino. Para serem transferidos, os estudantes beneficiados pelo Fies precisam ter resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado. 


Até então, não havia a exigência de uma nota mínima na redação do Enem, era necessário apenas não ter zerado a prova, mesmo critério usado para seleção de estudantes para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta vagas em universidades públicas, e para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.


P-Fies 


Por outro lado, o comitê flexibilizou as regras do P-Fies, modalidade mantida por fundos constitucionais e de desenvolvimento e por bancos privados. Agora, para contratar essa modalidade, não será mais preciso ter feito o Enem e não há mais limite de renda. Além disso, será possível contratar esse financiamento durante todo o ano e não mais apenas nos processos seletivos do Fies.

* Matéria produzida com informações da Agência Brasil


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)