Publicidade

Estado de Minas

Hard skills e soft skills: por que as duas são importantes para o currículo

Essas habilidades são avaliadas por recrutadores nas seleções de emprego


postado em 20/12/2019 13:01 / atualizado em 20/12/2019 13:41

Hard skills e Soft skills: por que são importantes para o currículo(foto: Educa Mais Brasil)
Hard skills e Soft skills: por que são importantes para o currículo (foto: Educa Mais Brasil)

Nos processos seletivos para emprego ou estágio os recrutadores analisam competências, habilidades e qualificações do candidato à vaga. Nesse contexto, dois grupos de habilidades estão em constante observação, hard skills e soft skills.

Embora os termos sejam de origem estrangeira, essas competências são avaliadas por profissionais de Recursos Humanos em diversas empresas do Brasil. Com isso, busca-se saber mais sobre o diferencial daquele profissional que está dispondo-se a preencher a vaga e se ele está apto para assumir o cargo.

Hard skills são habilidades que podem ser adquiridas ao longo do tempo, a partir de cursos de qualificação, por exemplo. Nesse grupo estão os conhecimentos em uma língua estrangeira; cursos de graduação, técnicos, pós-graduação, mestrado e doutorado; habilidades ligadas à informática e conhecimentos operacionais diversos.


Já as soft skills estão ligadas às habilidades emocionais, sociais e comportamentais do indivíduo. Normalmente, essas competências são avaliadas por meio de dinâmicas de grupo. Nesse quesito destacam-se a proatividade; ética; resolução de conflitos; capacidade de trabalhar sob pressão; gestão de tempo; senso de liderança e comunicação interpessoal.

As competências e habilidades analisadas durante uma seleção variam conforme o cargo pretendido. "Se a gente partir para área de exatas, a pessoa precisa apresentar habilidade matemática, de raciocínio lógico e de número. Se for da área comercial, o foco maior é na comunicação, no relacionamento interpessoal, por exemplo", explica a psicóloga e especialista em carreira, Clara Bonelli.


A importância das hard skills e soft skills está no fato de influenciarem no clima organizacional da empresa, principalmente as habilidades ligadas à personalidade, pois afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe.


"Influencia 100%. As empresas hoje estão muito preocupadas com essas habilidades e competências. O relacionamento interpessoal é imprescindível para a harmonia no ambiente de trabalho e para o trabalho em equipe. Se você não tem um bom ambiente de trabalho, o profissional não produz como deveria", pontua a psicóloga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade