(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Especial Educação

Exercício de cidadania: as crianças dão o exemplo

Estimular os pequenos desde cedo a terem atitudes cidadãs é fundamental para ter, no futuro, indivíduos capazes de uma atuação mais ética


27/10/2019 04:00 - atualizado 28/08/2020 18:08

No Trilha da Criança, os alunos participam do Projeto Cidadão Mirim, desenvolvido desde 2001(foto: Trilha da Criança/Divulgação)
No Trilha da Criança, os alunos participam do Projeto Cidadão Mirim, desenvolvido desde 2001 (foto: Trilha da Criança/Divulgação)

 No Trilha da Criança Centro Educacional, o Projeto Institucional Cidadão Mirim, desenvolvido desde 2001, vem norteando inúmeras outras ações na escola, propiciando situações de análise e reflexão em torno de três vertentes, de cunho social e educativo: eu comigo, que possibilita a reflexão sobre a necessidade de cuidar de si mesmo e de respeitar sentimentos pessoais; eu com o outro, que promove o desenvolvimento e a construção de valores e atitudes comuns a todos; e eu com o mundo, que trabalha a conscientização e as ações em benefício do meio ambiente.
 
“É fundamental ensinar e estimular as crianças a terem atitudes cidadãs desde os primeiros anos de vida, para que tenhamos, num futuro, indivíduos capazes de exercer a sua cidadania e ter uma atuação política mais ética, consciente e responsável”, afirma a diretora do Trilha da Criança, Ana Paula Resende Bartolomeo.
 
Exemplos de ações que refletem essas premissas são as assembleias, o projeto de reciclagem e confecção de brinquedos com materiais reaproveitáveis, a Semana do Meio Ambiente da Trilha, a gincana ecológica, a confecção de ecobags, entre outras. A escola mantém ainda a horta coletiva, onde as crianças cultivam e colhem os alimentos que serão utilizados nas próprias refeições.
 
A escola estimula atividades de reflexão e conscientização, além da realização de ações em benefício do meio ambiente, envolvendo toda a comunidade escolar e do entorno. Um exemplo foi a coleta seletiva realizada na Praça JK, em Belo Horizonte. Além de recolher o lixo no local, a ação teve como objetivo evitar o ajuntamento de objetos que pudessem acumular água parada, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As crianças também fizeram cartazes e uma blitz educativa para alertar a comunidade sobre o tema.
 
“Em consonância com o nosso Projeto Cidadão Mirim, buscamos despertar nos alunos o senso de responsabilidade, contribuindo para que toda a comunidade reflita sobre a importância do comprometimento coletivo para preservação do meio ambiente”, afirma a diretora do Trilha. Para Ana Paula, a escola cumpre papel fundamental, visto que pode estimular seus alunos a desenvolverem a capacidade de análise e reflexão crítica, contribuindo para a construção de uma consciência cidadã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)