(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

No dia do Cirurgião-Dentista, saiba a importância desse profissional

Para além da estética, o cuidado com a boca é importante para manter a saúde em geral


25/10/2019 12:04

No dia do Cirurgião-Dentista, saiba a importância desse profissional
No dia do Cirurgião-Dentista, saiba a importância desse profissional (foto: Educa Mais Brasil)

Hoje (25), é comemorado o Dia do Dentista. Graças ao Decreto de Lei nº 9.311 de 1884, que regulamentou e criou os primeiros cursos de Odontologia no Brasil, a data ganhou destaque pela importância do profissional no tratamento e prevenção de várias doenças bucais que acometem a população.


Com orientação de um especialista, é possível prevenir patologias e aprender a cuidar de forma correta da higiene bucal. Afinal, é importante que o cuidado seja efetivo, pois a boca é porta de entrada do nosso organismo. Para além da estética, o cuidado com a boca e todos os demais órgão ligados a ela é importante para manter a saúde em geral. 


Segundo o Conselho Federal de Odontologia, no Brasil, existem cerca de 578.306 mil especialistas e entidades ativas. A área de atuação desses profissionais é ampla e diversas especializações podem ser feitas. Dentistas registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO) podem tratar pacientes e são autorizados a realizar cirurgias e diversos procedimentos. 


A cirurgiã-dentista Aline Silva dos Santos ressalta a importância deste profissional na vida das pessoas. "O trabalho do dentista traz vários benefícios. Nós auxiliamos na manutenção da função mastigatória e da saúde bucal geral, que gera repercussões na saúde como todo e também na autoestima, que influencia diretamente na vida social, no trabalho", explica a especialista. 


É indicado que, a cada seis meses, o acompanhamento odontológico. Assim, é possível prevenir problemas simples e evitar complicações. "As duas doenças bucais mais prevalentes causadas pela má higiene da boca são a cárie e a doença periodontal, que podem resultar na perda de dentes se não foram tratadas. Por isso, alguns cuidados básicos, como escovação diária, pelo menos 3 vezes ao dia, uso de fio dental e higiene da língua são importantes para prevenir muitas doenças", conclui Silva.

Raio-X da Profissão

A graduação em Odontologia tem duração média de cinco anos. Ao longo do curso, o estudante se dedica ao estudo da boca, ossos da face, mandíbula e maxilar e participa de muitas atividades práticas em laboratório, o que complementa as aulas teóricas. Com o campo de trabalho amplo, o cirurgião-dentista precisa acompanhar o crescimento do mercado, investindo em novas especializações e equipamentos, conhecendo as tecnologias que facilitam o seu trabalho. Em média, um cirurgião-dentista tem remuneração entre R$2.414,06 a 4.079,76, segundo o Sistema Nacional de Empregos (SINE).

Bolsa de estudos pelo Educa Mais Brasil


Se você quer ser um cirurgião-dentista ou pretende se especializar em alguma área da Odontologia, o Educa Mais Brasil pode te ajudar. O Educa Mais é o maior programa educacional do país e oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em diversos cursos de graduação, pós-graduação e especializações. Acesse o site do programa e saiba mais. As inscrições são gratuitas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)