(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cientista brasileira e host do Shark Tank Brasil se juntam em parceria pelo empreendedorismo científico feminino


10/12/2021 10:09

Cris Arcangeli e Jackeline Alecrim
Cris Arcangeli e Jackeline Alecrim

Jackeline Alecrim, cientista expert na pesquisa e desenvolvimento de formulações para queda capilar e distúrbios do couro cabeludo explica o poder transformador do estímulo empreendedor na vida das mulheres.

De acordo com dados da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), o Brasil é um dos países em que as mulheres mais assinam artigos científicos. Entre 2014 e 2017, 72% dos trabalhos foram assinados por mulheres. A questão é que apenas um pequeno percentual destas descobertas é convertida em patentes de inovação. 

Com a missão de mudar esse cenário, a cientista brasileira,  Jackeline Alecrim, firmou uma parceria com a empreendedora e host do Shark Tank Brasil, Cris Arcangeli. "A ideia é apoiar e estimular o desenvolvimento de inovações oriundas de pesquisas científicas desenvolvidas por mulheres. Além disso vamos expandir a penetração da Magicscience no mercado, que tem como o seu principal canal a venda direta, através da capacitação científica de mulheres que não tiveram a oportunidade de cursar uma graduação na área e que tornam-se donas do seu próprio negócio ao terem acesso à educação e aperfeiçoamento profissional contínuo para representarem os produtos da marca. Vamos levar a bandeira do empreendedorismo científico feminino para todo o Brasil e para outros países também", explica a cientista.

"Eu enfrentei toda a sorte de desafios para desenvolver uma pesquisa com recursos próprios que deu origem à Magicscience Cosmética Avançada em 2017. Costumo dizer que uma coisa é empreender, outra coisa é empreender sendo mulher. Sete horas antes de dar a luz ao meu filho, eu estava  dentro de um laboratório pesquisando, persistindo pelo meu sonho. Então, quando você vir uma mulher vencer saiba que ela venceu diversas adversidades. Precisamos vencer as pressões sociais que recebemos por não abandonar nossas carreiras, a autocobrança que temos quando deixamos nosso filho em casa para trabalhar; a nossa TPM; as desigualdades do mercado e as nossas crises existenciais. Então, quando uma mulher alcança sua independência, significa que ela superou muito além de desafios profissionais", relata Jackeline Alecrim.

Juntas, Alecrim e Arcangeli defendem que empreender é uma atitude libertária para as mulheres. "Às vezes a mulher pensa que seus sonhos tem que ser limitados, nós queremos incentivá-las a serem suas próprias oportunidades através do empreendedorismo", reforça Jackeline.

A união entre a cientista e a empresária foi firmada em busca de um propósito em comum: transformar a vida das mulheres. "A partir de hoje, vamos desenhar novos capítulos de um futuro empolgante para o Empreendedorismo Científico Feminino no Brasil", anima-se Jackeline.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)