(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Entenda a importância do esgoto limpo para prevenir o covid-19


07/06/2021 14:07 - atualizado 03/11/2021 09:39

Desentupir vaso sanitárioé uma das tarefas domésticas mais desagradáveis do mundo, entretanto em tempos de pandemia este trabalho tornou-se ainda mais imprescindível. Isto porque a prevenção de doenças principalmente da covid-19 depende significativamente dos hábitos de higiene pessoal, incluindo também a limpeza dos ambientes.

Você já parou para pensar em como as práticas do dia a dia evitam (ou ajudam) a proliferação de micro-organismos no meio ambiente? Lavar bem utensílios de cozinha, limpar a casa, higienizar o carro e manter o esgoto limpo são afazeres cuja importância passa despercebida pela maioria das pessoas, mas que fazem toda a diferença na hora de preservar a saúde e evitar doenças virais.

Daí a importância de desentupir o vaso sanitário, afinal de contas, mesmo antes da pandemia, a higiene já era uma questão de saúde pública e significa respeito ao coletivo.

Desentupimento de vasos sanitários X água potável

Muitas pessoas podem pensar que desentupir o vaso sanitário é um ato que beneficia apenas quem utiliza aquele banheiro, mas isso é um engano. Em tempos de pandemia, manter os hábitos de higiene requer acesso à água potável. Para que as pessoas tenham acesso a este ativo, elas necessitam de abastecimento em suas casas.

Quando um ou mais vasos sanitários entopem, eles podem comprometer a rede de esgoto e gerar problemas que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações, o que representa um prejuízo imenso para o correto funcionamento do sistema de saneamento das cidade.

Em tempos nos quais os médicos recomendam lavar as mãos em água corrente com sabão por, pelo menos 20 segundos, além de tomar banho sempre que chegar da rua, trocar de roupas e lavá-las, bem como as máscaras, contar com saneamento básico de qualidade é indispensável.

Como desentupir o vaso sanitário

Há inúmeras formas de desentupir o vaso sanitário e colaborar com o meio-ambiente, protegendo-se do covid-19 e oferecendo condições para que as demais pessoas se proteger também. Uma das maneiras é utilizar o ar a seu favor, por exemplo, tampando a entrada de ar da privada e pressionando a descarga. O desentupimento ocorre porque o ar que se encontra no vaso não tem outra opção a não ser sair pela tubulação, desobstruindo o cano.

Outros métodos para desentupir o vaso sanitário levam em conta o calor. Eles são muito eficazes quando o vaso está bloqueado por algum material orgânico. Neste caso, é possível aplicar água quente para diluí-lo, liberando a passagem. Mas fique atento: evite colocar água fervente, porque ela pode danificar a porcelana do vaso e fazê-lo trincar.

Outro método é utilizando produtos químicos domésticos e caseiros, como por exemplo, detergentes. Basta despejar um jato de detergente no vaso seco e deixa-lo agir por cerca de 10 minutos. Depois, despejar um balde de água quente no vaso sanitário e pressionar a descarga.

Será que um destes métodos te ajudou? Caso não tenha sido eficiente, conte com a Dezjato.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)