Publicidade

Estado de Minas

Bruno Miranda revoluciona o mercado de piscinas com cultura do fast food na cadeia produtiva e comercial


03/08/2020 12:19

O empresário paulistano Bruno Miranda, CEO da Globalmar, alcançou o sucesso sendo o pioneiro na implementação de pronta entrega, atendimento dinâmico e vendas online no setor de aquecedores e soluções para piscinas.

Cada vez mais acessíveis, as piscinas têm feito cada vez mais parte da vida dos brasileiros, principalmente com as altas temperaturas que se fazem sentir nos meses de verão em todo o país. O que antes era considerado artigo de luxo, já está presente em mais de dois milhões de lares no Brasil, o que posiciona o mercado nacional como o segundo melhor mercado de piscinas no mundo, que perde apenas para os Estados Unidos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes e Construção de Piscinas e Produtos Afins (Anapp).

O empresário Bruno Miranda transformou sua empresa, a Globalmar em um dos maiores nomes deste segmento, identificou que apesar do crescimento do setor, que segue promissor mesmo com a crise econômica, ainda haviam alguns empecilhos que desanimavam muitos consumidores, como a demora na entrega e instalação das piscinas, que podia chegar a mais de um mês, e na indisponibilidade em estoque de diversos artigos considerados básicos para quem tem piscina em casa. Isto fez com que Bruno adotasse uma nova estratégia e plano de negócios: "Fui gerente de uma grande rede de fast food durante anos da minha vida, onde entrei para trabalhar aos 16 anos e saí com 28. Então percebi que o que as pessoas mais gostavam no fast food não era apenas a comida, mas a comodidade e rapidez na entrega do pedido. Por isso, decidi adotar essa cultura aplicada ao ramo de piscinas, proporcionando ao cliente o que antes ele precisava esperar de 15 a 30 dias, pronta entrega e atendimento/venda desburocratizada."

O Início

Bruno Miranda ingressou como representante de uma marca de aquecedores elétricos após deixar o setor de restaurantes em que atuava. Em pouco tempo dominou as estratégias e técnicas específicas do mercado e decidiu inovar ao oferecer a possibilidade de se fazer negócios pela internet: "Em 2006 passamos a vender nossos produtos pela internet, através do Mercado Livre. A marca, que se chamava Rosa Lee, atuava na produção de aquecedores elétricos de passagem em PVC e vendas de acessórios em geral. Foi uma revolução porque o e-commerce neste setor ainda era muito embrionário, uma novidade."

Nos anos seguintes, a marca passou por um reposicionamento total, criando um setor dedicado totalmente às vendas e ao online e mudando o seu escritório de vendas para o bairro da Bela Vista, região central de São Paulo: "em 2010 mudamos de nome para Globalmar, que refletia melhor o novo momento em que estávamos, e passamos a abranger uma gama maior de produtos e serviços e ampliar a nossa fabricação própria."

Sucesso

Em 2012, Bruno Miranda passou a ser o fornecedor oficial de aquecedores na versão automática para grandes clientes como a Rede Globo, tendo até mesmo participação no BBB e na novela Avenida Brasil. Dai para a frente, o crescimento da marca e a consolidação como a maior fornecedora de acessórios de piscina do Brasil aconteceu, levando à expansão dos negócios e abertura da loja física e showroom em 2015 com mais de 1400 metros quadrados em Santana, na zona norte de São Paulo.

O segredo do sucesso, segundo o empresário, foi investir em material humano, em divulgação e na internet: "todos os nossos funcionários são especialistas nos produtos e sabem tirar qualquer dúvida do cliente, atuando como verdadeiros concierges, dando atenção total e personalizada a cada caso. Além disso, temos um setor dedicado exclusivamente às vendas online, que hoje respondem por mais de 70% do nosso volume. E para garantir que o cliente tenha o seu produto o mais rápido possível, temos mais de 1000 metros quadrados só de estoque, com produtos para pronta-entrega, trazendo máxima satisfação ao cliente, no melhor estilo de aplicação da cultura de dinamismo do fast food.

Novos Horizontes

Já consolidada no mercado, a Globalmar seguiu avançando em conquistas: "Uma das maiores conquistas da nossa empresa aconteceu em 2014, quando nos tornamos a única empresa de aquecedores elétricos devidamente testada e certificado pelo Inmetro, status que é mantido até hoje e traz credibilidade ao nosso negócio."

O empresário revela que investir nas novidades tecnológicas constantemente está no DNA da sua empresa: "Em 2018 passamos a vender também através da plataforma da Amazon, gigante das vendas em nível mundial, e desde 2016 estamos também na plataforma Olist. Além disso, sempre estamos em busca de novidades em produtos tecnológicos, como a linha de aquecedores controlados via wi-fi  que lançamos."

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade