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Estado de Minas

Profissionais que fazem sucesso nas redes sociais avaliam fim dos likes no Instagram como algo benéfico


postado em 08/05/2019 15:32

Fim dos likes no Instagram. Foto: Reprodução
Fim dos likes no Instagram. Foto: Reprodução

Ainda em testes no Canadá, o Instagram, que pertence ao Facebook, quer retirar a informação de quantas pessoas curtiram uma foto postada na rede social, os chamados likes. A polêmica decisão gerou movimento dentro e fora das redes, principalmente dentre chamados influenciadores digitais.

Como o Instagram é uma rede que tem como objetivo divulgar fotos e vídeos, consultamos o fotógrafo Rodolfo Santos e o filmmaker Gabriel Queiroz que atuam em suas respectivas áreas e são conhecidos por realizarem ensaios com diversas celebridades como Fernando & Sorocaba, Mumuzinho, Arthur Aguiar, Mayra Cardi, a top model Talita Rocca e o astro da NBA Leandrinho Barbosa. Influentes na rede social, Rodolfo Santos tem 120 mil seguidores e Gabriel Queiroz tem 166 mil.

O trabalho de ambos, embora distinto, tem muita conexão com as redes sociais, que são hoje a maior plataforma de divulgação de conteúdo de fotografia e audiovisual do mundo, até mesmo acima de plataformas clássicas como o YouTube e o Flickr, logo são seus maiores portfólios.

Rodolfo Santos. Foto: Reprodução
Rodolfo Santos. Foto: Reprodução

"Muita gente desiste de investir na rede social pela concorrência desleal ou porque não consegue likes e assim se frustra, se desanima, se deprime. Se a rede social passar a esconder do público a quantidade de likes recebida em cada foto, isso vai fazer com que mais pessoas se preocupem com a qualidade do que é postado e assim as opções do tipo de conteúdo vão aumentar. O Instagram é o reflexo de que estamos na era da imagem e fotografia e é aí que eu entro com o profissional. Fotos de alta qualidade e com conceito artístico podem fazer toda a diferença", avalia Rodolfo Santos.

"Hoje o que mais chama a atenção nas redes sociais além de imagens de qualidade são vídeos bem produzidos. Eu acredito que ocultar o número de likes do público pode fazer com que as pessoas prezem mais pela qualidade do material publicado, sem se preocupar apenas com a métrica. Hoje em dia vale muito mais a interação do que o conteúdo postado e isso pode ser corrigido por essa nova forma de trabalhar do Facebook. E na era da imagem, um trabalho como o meu, torna-se essencial para a busca da visibilidade. Os vídeos que produzo chamam bastante atenção na rede social", comenta Gabriel Queiroz.

Gabriel Queiroz. Foto: Reprodução
Gabriel Queiroz. Foto: Reprodução

Até o momento, o Facebook não informou se os testes realizados realmente irão um dia corresponder a uma realidade para todos e nem tampouco se isso chegará ao Brasil. Os motivos que levaram a empresa a testar o fim dos likes na rede social, segundo um representante, tem a ver com a tentativa de deixar a plataforma mais leve e divertida e menos tóxica e competitiva, principalmente entre os jovens.


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